Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/08/2016

PARCERIA ENTRE EMPRESÁRIOS E OS INSTITUTOS SENAI DE INOVAÇÃO TEM POTENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E TECNOLOGIA DO SETOR DA CONSTRUÇÃO

Parceria entre empresários e os institutos Senai de inovação  tem potencial para aumentar a  produtividade e tecnologia do setor da construção

Nos últimos anos, o setor da construção passa por transformações e avanços no que diz respeito a gestão da inovação. O incentivo à inovação tem sido uma das preocupações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Por meio dos trabalhos da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), desde maio de 2015 ocorrem encontros entre diretores doso Institutos Senai de Inovação (ISI) e empresários do setor para discutir as necessidades, demandas e principalmente a importância da incorporação da inovação no planejamento estratégico das empresas. O último encontro aconteceu nos primeiros dias de agosto e reuniu o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos, a equipe do Instituto Senai formada pelos especialistas Joselito Rodrigues Henriques, Herman Lepikson, Dyanna Karla e Mateus Simões e o empresário do setor da construção Robério Arruda Guimarães.

Durante a reunião, o presidente da CBIC defendeu que o setor mude sua visão de mercado, avançando na direção da modernização. “Os componentes de ineficiência não terão espaço daqui pra frente, por isso a importância do Instituto Senai de Inovação em resolver as demandas da indústria”, diz Martins. O presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Klavdianos, reforçou a importância do empresariado de sugerir aprimoramentos nas técnicas tradicionais de construção para gerar novas práticas no setor da construção.

 O objetivo dessas discussões é conscientizar o setor para uma maior efetividade na implementação de produtos, métodos construtivos e novas práticas, além de mapear o processo de iniciação com os ISIs para que a indústria da construção possa usufruir da importante estrutura disponibilizada pelo SENAI Nacional. “Estamos de portas abertas para todos empresários da construção”, afirma o especialista do ISI Joselito Rodrigues Henriques. Até 2017, o SENAI vai inaugurar 25 Institutos SENAI de Inovação em 12 estados. Desse total, 21 unidades já são operacionais, com 150 projetos contratados. Segundo Joselito Rodrigues, cada instituto é um ambiente de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisa e fontes de capital Essa parceria resulta em conhecimento científico e tecnológico orientado para resolver os gargalos do segmento industrial.

Segundo o especialista do ISI Herman Lepikson, os Institutos SENAI de Inovação estão a serviço da indústria. “A indústria da construção está pronta para dar saltos na produtividade, disse o especialista em automação da produção.” O ISI tem parceria com instituições internacionais e nacionais reconhecidas, como o MIT, Fraunhofer, Poli Design, ITA, PUCRS, UFRGS, entre outras.

Oportunidade aos empresários

O empresário manauara Robério Arruda Guimarães da Construtora Arruda Guimarães Ltda apresentou ao ISI a necessidade que sua empresa tinha em melhorar a produtividade de seus funcionários.  A partir disso, criou em parceria com o ISI, o “Sistema lançador de cordão de argamassa em tijolos de alvenaria”. O projeto de Robério foi selecionado através da parceria entre a Comat/CBIC e o ISI.

Algumas características foram essenciais para a escolha do empresário, como o aumento da produtividade; redução de custo; redução de tempo de construção; redução do desperdício; garantia da qualidade; integração com outros processos; redução de acidente de trabalho; e a replicabilidade. Neste momento, o projeto busca recursos para financiar uma parte do orçamento necessário. O ISI entra com 33%, a EMBRAPII Financeiro com 33% e o empresário com 34%. O empresário interessado em demandar o Instituto Senai de Inovação com problemas que enfrenta na produtividade ou sugestões, deve entrar em contato com Joselito Henriques (Joselito[email protected] – 61 3317 9426).

Estrutura física e corpo técnico orientados a serviços de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação:

–Pesquisa aplicada e projetos de inovação tecnológica;

–Suporte laboratorial para desenvolvimento de protótipos e plantas-piloto;

–Serviços tecnológicos de alta complexidade e alto valor agregado;

–Transferência de tecnologia;

-Especialização em áreas de conhecimentos transversais;

– Ambientes abertos de suporte à inovação tecnológica com foco na etapa pré-competitiva;

 – Escopo de atuação nacional.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECONCI BRASIL
SINDUSCON – SUL
SECOVI- PB
Sinduscon-MA
Ascomig
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-PB
Sinduscom-SL
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-MG
Sinduscon-SF
ASBRACO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea