Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/08/2011

Para Dilma, cortar juro "não é assim tão fácil"

"Cbic"
15/08/2011 :: Edição 157

 

Jornal Valor Econômico/BR 15/08/2011
 

Para Dilma, cortar juro "não é assim tão fácil"

Reação à crise: Apesar da recomendação de vários economistas, presidente tem visão cautelosa sobre o tema

 Apesar de diversos economistas recomendarem que a resposta do governo a eventual agravamento das condições internacionais deve ser a redução da taxa de juros, a presidente Dilma Rousseff tem visão comedida sobre o assunto. Para ela, não se trata de escolher como reação mais esforço fiscal ou menos juros. Não é uma coisa ou outra. São ambas, disse a presidente a um assessor, semana passada. Ninguém mais do que eu quer baixar a taxa de juros, mas não é assim tão fácil. Não é uma questão de vontade, completou, segundo relato desse interlocutor.
 Dilma convocou a reunião do Conselho Político na quarta-feira para deixar uma mensagem cristalina: o governo está muito atento à evolução da crise externa para saber seu tamanho e duração, e o diferencial que o Brasil tem hoje é a solidez fiscal.
 O governo está conduzindo os gastos públicos com mão-de-ferro a ponto de criar uma greve branca no Congresso. Não se vota mais nada lá até que o governo anuncie um cronograma de liberação dos restos a pagar de 2010, contou um funcionário do Planalto. O clima no Congresso é beligerante e os parlamentares ameaçam não aprovar sequer a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), que vence no fim do ano, acrescentou a fonte.
 O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), deu o tom da insatisfação, após reunião com Dilma: Não é uma rebelião, é uma contrariedade. O governo agora só quer falar de crise mundial, não quer administrar o país. Nossos prefeitos não vivem em Nova York .
 As recomendações da presidente, porém, arrancaram um compromisso do ministro da Fazenda, Guido Mantega: Prometo a cada mês uma surpresa no fiscal. Cada vez um resultado melhor, como já tivemos no mês passado, melhor do que todos esperavam, disse em entrevista terça-feira, após reunião de coordenação com a presidente.
 Temos que confirmar nosso diferencial. O diferencial do Brasil, hoje, é ter uma condição fiscal bem arrumada, reforçou o presidente do BC, Alexandre Tombini, na quarta-feira. Tombini sabe que o Copom só poderá reduzir a Selic se Mantega cumprir sua missão.
 Armínio Fraga, ex-presidente do BC e sócio da Gávea Investimentos, aplaudiu essas declarações. Ele avalia que o maior problema na reação do governo em 2008 não foi ter adiado por um mês o corte dos juros, mas sim ter operado um desequilíbrio no mix da política econômica. Expandiram demais o crédito e os estímulos fiscais, limitando o espaço para a queda mais permanente da taxa de juros, disse.
 O ideal, agora, seria fazer o que o governo sinalizou: não expandir o fiscal. Além disso cabe sempre prudência no crédito, especialmente dos bancos públicos, que atuam com objetivos não meramente econômicos, afirmou Armínio. Cumprir a meta de superávit primário para este ano, de 2,9% do PIB, para ele, é suficiente. E, simultaneamente, cuidar dos temas de longo prazo (aumento dos investimentos, educação) para realmente diferenciar o Brasil da maioria!
 Um ministro, perguntado sobre a razão pela qual hoje a presidente Dilma é mais fiscalista do que quando era chefe da Casa Civil, respondeu: Antes era não era presidente da República. Era gerente do PAC e, como tal, queria gastar. 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Porto Velho
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Ademi – DF
Sinduscon-AP
SINDICIG
Sicepot-PR
Sinduscon-TAP
APEOP-PR
SECOVI-GO
Sinduscon-SP
Sinduscom-SL
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea