Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/03/2014

Para CBIC, ambiente é hostil para a iniciativa privada

"Cbic"
19/03/2014

Economia & Negócios – Agência Estado

Para CBIC, ambiente é hostil para a iniciativa privada

SÃO PAULO – O setor privado está vivendo um ambiente desfavorável para os investimentos, de acordo com o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão. "O ambiente está hostil para os empresários", afirmou, citando excesso de burocracia, inflação alta, intervencionismo do governo e leis trabalhistas consideradas arcaicas.

A crítica de Simão ao ambiente de negócios ocorreu durante a cerimônia de abertura da Feicon Batimat, feira de materiais de construção. O evento também conta com participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges.

Simão deu o exemplo de um estudo encomendado pela entidade apontando que a burocracia responde por 12% a 31% dos custos de uma obra. "Quem paga por isso é o consumidor, que também tem que esperar mais para receber o empreendimento".

O presidente da CBIC fez reclamações sobre as leis trabalhistas, consideradas obsoletas na sua opinião, e citou ainda que a nova lei anticorrupção representa uma ameaça indevida a empresários.

Por fim, Simão fez duras críticas a economistas e representantes de setores que apontam para a existência de uma bolha imobiliária no País. "Ou são pessoas ignorantes ou agem de má fé", frisou. Segundo ele, uma bolha só ocorreria se houver descontrole nas concessões de crédito para compra e construção de imóveis, o que não ocorre, segundo ele. "Mais recursos para o setor imobiliário significam menos recursos para outros setores. Isso pode estar causando ciúmes", afirmou.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
Sinduscon – Grande Florianópolis
FENAPC
Sinduscon-MS
Sinduscon – Lagos
SECOVI-GO
Sinduscon-AL
Ademi – SE
Sinduson – GV
Sinduscon-RR
Sinduscon-RO
Sinduscon-Norte/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea