Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/10/2020

Pandemia da Covid-19 mantém-se sob controle nos canteiros de obras

Os canteiros de obras continuam registrando um percentual de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 abaixo de 1% do contingente de trabalhadores. Foi o que apurou a 24ª Pesquisa ‘Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19’, realizada semanalmente pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção do Estado de São Paulo (Seconci-SP).      

Os casos suspeitos declinaram de 0,16% para 0,11% do número de trabalhadores; e os confirmados se mantiveram em 0,04%.       

De acordo com os presidentes do SindusCon-SP, Odair Senra, e do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, está havendo uma grande disciplina por parte dos trabalhadores na observação das medidas de prevenção dentro e fora dos canteiros de obras.  

“O momento é de reforçar pequenos detalhes de segurança, que às vezes decorrem de distração momentânea. Por exemplo, deve-se evitar tocar o centro da máscara; não levar a mão ao rosto; trocar a máscara a cada quatro horas ou antes, se ela estiver úmida; e não colocar a máscara sobre a mesa na hora das refeições”, exemplificam Senra e Ishikawa.  

Nesta 24ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 517 obras, envolvendo 34.550 empregos diretos e terceirizados, de 15 a 21 de outubro.       

Principais resultados da 24ª Pesquisa:   

  • 0,11% afastados por suspeita de Covid-19;   
  • 0,04% afastados por confirmação da doença;   
  • 513 obras em andamento e 4 paradas;       
  • 98% do pessoal estão em atividade;   
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;   
  • 98% fornecem máscaras para o transporte, orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;   
  • 93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;   
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.       

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas da pesquisa. Basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.       

Veja o relatório completo das cinco últimas rodadas da pesquisa. http://www.seconci-sp.org.br/midia/132479390201035320.PDF 

Veja o relatório completo da 13ª à 19ª rodada da pesquisa.  

Veja o relatório completo da 7ª à 12ª rodada da pesquisa.  

Veja o relatório completo das seis primeiras rodadas da pesquisa.  

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASEOPP
Ademi – DF
APEMEC
ASSECOB
Ademi – GO
Ademi – PR
ADEMI – BA
Sinduscon-DF
Sinduscom-VT
Sinduscon-Teresina
Sindicopes
Sinduscon-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea