Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/03/2015

Os desafios da transição para cidades sustentáveis

"Cbic"
20/03/2015

Brasil Econômico – 20 de março 

Os desafios da transição para cidades sustentáveis 

ADRIANA REGINA TOZZI PONTONI

Coordenadora geral do curso de Engenharia Civil do UniBrasil Centro Universitário (Curitiba)

Em 3 de dezembro de 2011, os participantes do 3- Congresso Ibero-Americano de Engenharia Civil, realizado em Curitiba, aprovaram o Manifesto por Inovações no Pensar, Conceber e Gerir as Cidades. Nesse, os engenheiros, após debaterem o tema "Experiências e Conceitos Inovadores de Engenharia Civil nas Cidades", manifestam a necessidade de ações revolucionárias no trato das questões urbanísticas, desde o modo de pensar e conceber as cidades, até sua gestão técnica, tendo como meta viabilizar a almejada sustentabilidade urbana.

Este tipo de manifesto enfatiza a necessidade real de mudar a maneira como a população vive e usufrui dos recursos disponíveis no planeta. Na verdade o tema tem sido amplamente discutido desde a década de 90.

Atualmente, as cidades são as principais responsáveis pela degradação do meio ambiente e do comportamento consumista daqueles que nelas habitam, colaborando também para o distanciamento das diferentes classes sociais. O interessante é que, de acordo com profissionais de sustentabilidade urbana, serão as próprias cidades que poderão reverter esse processo.

A construção civil, por exemplo, produz resíduos e utiliza-se de recursos minerais não renováveis, além de utilizar material tóxico. Só o cimento é responsável por 7% a 10% da emissão de dióxido de carbono na atmosfera, sendo a terceira maior fonte de emissão desse gás. A primeira é energia elétrica, seguida do transporte. Na área de saneamento, muitas favelas, periferias, pequenos municípios e regiões consideradas rurais, em todo o país, ainda não estão totalmente atendidas nos quesitos água tratada e rede de esgoto.

Para reverter essa realidade, já está em discussão no mundo todo o conceito de construção sustentável, que utiliza tecnologia disponível para o uso de fontes de energia mais eficientes e que reduzem o impacto no meio ambiente, além da adoção de selos que certifiquem obras que atuam dentro de critérios como localização correta, gerenciamento de água e resíduos, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, energia, manutenção, dentre outros. O desafio dos profissionais será o de pensar como obter metrópoles autossuficientes onde as construções funcionarão como verdadeiras fábricas de energia.

E se as cidades não são feitas de pedras e sim de homens, como afirmou no século XV o filósofo italiano Marsílio Ficino. São estes mesmos homens que precisam despertar para uma nova realidade: o design das cidades precisa mudar; o ensino precisa mudar; e o comportamento precisa mudar. O petróleo e a água potável vão acabar um dia, inevitavelmente, e tudo que se consome está diretamente ligado à esses dois recursos.

Se estes fatos são de conhecimento de todos, porque nos últimos 25 anos, ao invés de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, a população mundial aumentou em 50% estas mesmas emissões?

Talvez a resposta não esteja apenas nos estudos técnicos de infraestrutura que possibilitem a preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida da população, mas num plano, numa espécie de estudo social que traga informações úteis sobre como fazer a transição do pensamento consumista presente para o pensamento ecológico do futuro.

O desafio dos profissionais será o de pensar como obter metrópoles autossuficientes onde as construções funcionarão como verdadeiras fábricas de energia

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JF
Sinduscon-AP
Sinduscon-Porto Velho
SECONCI BRASIL
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-SE
Sinduscon-Joinville
ANEOR
Sinduscom-NH
Ademi – ES
Sinduscon-Mossoró
Ademi – PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea