Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/08/2014

O motor da construção

"Cbic"
27/08/2014

O Estado do Maranhão

O motor da construção

A construção civil foi o segmento que mais gerou empregos em julho. As empresas que a integram geraram 2.647 postos formais de trabalho dos 3.441 criados em todo o território estadual durante aquele período, o que representou aumento de 4,21% em relação ao mês anterior. Os dados foram levantados pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), que monitora mensalmente a movimentação da economia no item relacionado com trabalho.

Os números do Caged são reveladores. Primeiro porque informam que o setor encontra-se em movimento progressivo, indicador de que as suas empresas estão operando efetivamente, incrementando segmentos, entre eles o de geração de emprego e renda, que é fundamental para a circulação de capital, que movimenta a economia. Ao criar 2.647 empregos em apenas um mês, a construção civil dá uma demonstração de que está de pé e aposta no desenvolvimento do estado e do país, apesar de todos os temores gerados pelos indicadores econômicos do dia a dia.

A construção civil é um dos setores mais importantes da economia brasileira na atualidade. Os investimentos em infraestrutura econômica – estradas, ferrovias, portos, aeroportos – e urbana – ruas, avenidas, viadutos, obras de saneamento, entre muitas outras -, e ainda uma das suas atividades mais nobres, a habitação, dependem fundamentalmente desse segmento. No Maranhão, o setor da construção civil é um dos mais ativos, principalmente neste momento, quando algumas regiões do estado estão transformadas em canteiro de obras.

Mesmo em meio às incertezas geradas na economia brasileira por causa da crise no plano internacional, a economia maranhense não para de crescer. O setor atua forte por ação do Governo do Estado, que mantém em andamento um ótimo programa de obras, avançando na construção de estradas, avenidas, pontes, escolas, entre outras obras que ganham forma a cada dia. Na seara privada, a construção civil movimenta os centros urbanos, especialmente em São Luís, onde muitas obras evoluem, principalmente na área habitacional, com a construção de dezenas e dezenas de unidades habitacionais.

São Luís, cidade com 1 milhão de habitantes e polo metropolitano, é movida em grande medida pelo setor da construção civil, que atua nas suas mais diversas faces. Aparece com pujança no setor habitacional – são centenas de condomínios horizontais e verticais -, na infraestrutura e em muitas outras atividades que lhe são exclusivas. O setor gera milhares de empregos e faz circular um grande volume de capital. No momento, a cidade vive um bom momento, com muitas obras em andamento, que incluem projetos de grande porte.

Os números do Caged confirmam a importância desse setor, por meio das empresas que o integram e das organizações que o representam, para a economia e para o desenvolvimento do Maranhão. Que continue assim.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI – BA
Sinduscon-Porto Velho
SECOVI-PR
ASSECOB
SINDICIG
Sinduscon-SF
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-RO
Sinduscon – CO
Sinduscon-MA
Sinduscon-RIO
Sinduscon-Teresina
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea