Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/09/2011

Novos hábitos das famílias ditam mercado nas metrópoles

"Cbic"
06/09/2011 :: Edição 172

 

Jornal Folha de S. Paulo/BR 06/09/2011
 

Novos hábitos das famílias ditam mercado nas metrópoles

ANÁLISE  

 Diversos fatores contribuíram para a produção de imóveis com metragens mais reduzidas nos últimos anos.
 Em uma cidade como São Paulo, a exemplo da maioria das metrópoles, as pessoas passam cada vez mais tempo fora de casa, atraídas pela variadíssima oferta de atividades de lazer, culturais e gastronômicas.
 É cada vez mais comum o hábito de sair para comer, encontrar os amigos e a família em algum programa que antes se fazia em casa.
 Nos novos condomínios, ótimas áreas de lazer passaram a ser oferecidas além do tradicional salão de festas, piscinas, espaços gourmet, "lounge", brinquedotecas e salas de fitness.
 Outros pontos a considerar são a diminuição do número de pessoas por família, a forte presença das mulheres no mercado de trabalho, que não passam o dia todo em casa, a oferta reduzida de trabalhadores domésticos e o aumento do custo dos serviços.
 Mas o espaço urbano é finito, as legislações ordenam e restringem a ocupação e a metragem quadrada das edificações, os terrenos e novas áreas se tornam escassos, o custo da construção é maior pelas dificuldades de abastecimento, logística, regulação e mão de obra mais cara, além da exigência do mercado por imóveis mais equipados e sofisticados.
 O custo de um imóvel será sempre maior nas grandes cidades que nas médias ou nas pequenas, o que também favorece o mercado dos apartamentos de menor tamanho.
 EDUARDO MAY ZAIDAN , engenheiro civil, é vice-presidente de Economia do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-SL
Sinduscon-RIO
Sinduscon-RO
Sinduscon-JF
APEOP-PR
ADEMI – BA
Sinduscon – Lagos
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-MG
Sinduscon-SE
Sinduscon-Teresina
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea