Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/08/2012

Norma de Desempenho: mais transparência à relação com o consumidor e unificação de linguagem da cadeia produtiva

Seis partes da Norma de Desempenho (NBR 15.575), que trata de Edificações Habitacionais, estão em consulta pública na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) até o dia 13 de setembro de 2012.

Os textos, objetos de votação, são: Requisitos Gerais (NBR 15575-1); Sistemas estruturais (NBR 15575-2); Sistemas de pisos (NBR 15575-3); Sistemas de vedações verticais internas e externas (NBR 15575-4); Sistemas de coberturas (NBR 15575-5), e Sistemas hidrossanitários (NBR 15575-6).

A CBIC ressalta a importância da participação de todos na votação.

Para Ricardo Pina, relator do GT-5 (Sistemas de Cobertura), a NBR trará maior transparência à relação com o consumidor e uma linguagem unificada dentro da cadeia produtiva.

Para ele, os principais itens de revisão da NBR foram as partes número 1, tendo em vista a sua evolução, na medida em que se realinha com as demais partes; 4, em função das questões de acústica terem ficado mais objetivas, e a 5, que trata da segurança contra incêndio em nível internacional.

Como desafios para que a norma seja implantada e atendida, Ricardo Pina defende, em qualquer parte da cadeia produtiva, que haja conhecimento e consciência de quem contrata.

Para ele, durante o processo de revisão ficou evidenciada a necessidade de investimentos em qualificação de laboratórios no país, durante o processo de revisão. Para acessar a norma clique no link  http://www.abntonline.com.br/consultanacional/default.aspx.

Clique no link do “ABNT/CB-02 Construção Civil” para ter acesso às seis partes da Norma. Para visualizar e votar, é preciso apenas criar o ABNT Passaporte (nome, CPF, email e senha). O processo é rápido e simplificado.

Clique aqui para acessar o passo a passo para a votação.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-PR
Sinduscon-RIO
Ademi – DF
Sinduscon-BA
FENAPC
Sinduscon-RN
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-TAP
Sinduscon-AP
Sinduscon-JF
Sinduson – GV
Sinduscon-DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea