Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/03/2020

Norma de desempenho e nova diretoria da ABNT foram destaques da COMAT

A 1ª reunião ordinária de 2020 da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi realizada remotamente no dia 26, com 42 participantes. A pauta discutida conteve a situação atual e futura do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), as problemáticas do desplacamento cerâmico, o andamento da revisão da norma de desempenho e do Comitê Brasileiro da Construção Civil – ABNT/CB-02.

O presidente da COMAT, Dionyzio Klavdianos, relatou que, ao final de fevereiro, foi realizada uma reunião com a CBIC, solicitada pelo novo presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper, que expressou seu objetivo de tornar mais célere o processo de revisão das normas técnicas da ABNT, convergente também com a exigência do governo federal, a partir da lei de liberdade econômica (Lei nº 13.874/19), sancionada em setembro de 2019, que explicita esta necessidade e dá como alternativa o uso de normas técnicas internacionais.

Nesse contexto, o diretor geral, Ricardo Fragoso, questionou se seria possível a revisão da norma de desempenho (ABNT NBR 15575/2013 – Edificações habitacionais — Desempenho) ser realizada por partes específicas, a exemplo de outros Comitês Brasileiros.

A sugestão foi bem recebida pelos líderes da CBIC presentes e desdobrou em um alinhamento com o coordenador da comissão de revisão da referida norma, Fábio Villas Boas, que está avaliando a proposta. A possibilidade foi discutida com os membros da COMAT e o consenso em torno da solução é favorável.

Após as boas-vindas à nova superintendente do CB-02 – Comitê Brasileiro da Construção Civil da ABNT, Lilian Sarrouf, e da manifestação de sugestões para melhorias dos processos de normalização da ABNT por parte dos membros do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas – GANT/ COMAT – CBIC, foi solicitado pelo presidente da comissão, que seja estruturada uma pauta ampla de sugestões para melhoria da prestação de serviços, para que seja agendada uma reunião com a nova presidência da ABNT.

“Tivemos um bom público na reunião e o interesse demonstrado nos temas relacionados a normalização técnica mais uma vez foi grande . Vamos marcar uma reunião a distância com o novo presidente da ABNT e sua diretoria técnica para expor-lhes uma série de sugestões que visam a modernização e melhoria dos processos de debate e elaboração das normas técnicas “, destaca Dionyzio Klavdianos.

Os temas tratados na reunião estão contidos no projeto Inovação e Tecnologia, uma iniciativa da CBIC com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-MG
Sinduscon-RO
SINDICIG
Sindicopes
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-SF
Ademi – MA
Sinduscon-MS
Sinduscon-TO
Sinduscon-AC
Sinduscon Chapecó
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea