Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/03/2011

Mulheres se destacam na construção civil

 

04/03/2011 :: Edição 051

Jornal O Nortão/BR   |   04/03/2011

mulheres se destacam na construção civil

Antes tida como ambiente unicamente masculino a construção civil assiste à "invasão" das mulheres

Na cerimônia de formatura dos 70 alunos diplomados para ingressar como mão-de-obra na construção civil, em curso realizado pelo Centro de Ensino Tecnológico (Centec) – em parceria com a usina térmica Energia Pecém – em São Gonçalo do Amarante, um grupo em especial se destacou desde o início das aulas da segunda turma, ainda em setembro do ano passado, quando, para a surpresa da equipe pedagógica, 14 mulheres se matricularam nas aulas de construção, que dispunha de cerca de 20 vagas.

No entanto, foi o segundo ano consecutivo em que, das duas únicas turmas formadas até agora, as mulheres são maioria. Na turma de 2009, 11 dos 18 eram do sexo feminino.

Entre as mulheres que ajudaram a engrossar a participação feminina no setor, Antônia Régia Nascimento da Silva, 30, compartilhava com a filha, Glenda (9), a alegria do primeiro diploma de capacitação. Depois de ter trabalhado como promotora e corretora de vendas, Régia não se importou com o trabalho pesado e matriculou-se no curso de construção civil. "Eu estou disposta a abandonar essas duas funções, caso eu encontre um emprego de carteira assinada", afirmou.

No entanto, para conquistar o esperado emprego formal, Régia, provavelmente, deverá esperar um pouco, de acordo com a avaliação do professor do curso de construção civil, Juracy Nunes Cardoso. "É que agora, a demanda maior é para serviços com concreto, que é um trabalho mais pesado e elas tem maior dificuldade", disse.

Especialidade

Segundo ele, a especialidade delas foi no acabamento das obras, onde as alunas "tiveram muito mais capricho e se destacaram bem mais que os poucos homens do curso".

"Em termos de qualidade, elas não devem nada a nenhum homem e, em breve, quando as demandas aparecerem, com certeza, elas terão emprego", garantiu o professor. Para a coordenadora pedagógica, apesar de o curso ser promovido em parceria com a usina térmica Energia Pecém e com foco nas construções da usina termoelétrica, outros setores em expansão no município podem demandar vagas.

"Hotelaria para o ramo de turismo é um dos principais que vem dando emprego aqui", aponta Fabíola. Depois de formados, tanto as mulheres como os homens terão seus dados (carteira de trabalho e contatos de telefone) encaminhados ao Sine/IDT, do Município de São Gonçalo do Amarante, para possíveis entrevistas.

Média mantida

Para os outro cursos, de Mecânica e Soldagem Industrial, a maioria masculina foi mantida nas duas turmas já diplomadas. Com duas mulheres (de 17 formandos) na primeira turma e cinco (de 31) para a segunda classe de Mecânica. Cenário que se mantém em Soldagem, com cinco mulheres (de 14 formandos) na primeira e três (de 15) na segunda.

No Ceará, desde a última quarta-feira (2), o novo presidente da Energia Pecém, Carlos Eduardo Gonzalez Baldi, exaltou a importância da formação de mão-de-obra oriunda do projeto de capacitação.

Promovendo, em sua maioria, cursos básicos e técnicos, o Centec também já planeja aumentar a lista de cursos de nível superior, através do sistema de Educação à Distância (EAD), de acordo com a diretora da instituição, Geórgia Aguiar.

"Além disso, pretendemos conquistar certificações encontradas só no Sudeste e que valorizam o trabalhador", afirmou ela diante da comparação entre os soldadores formados aqui e o mesmo profissional no Sul/Sudeste do Brasil, que chega a ganhar R$ 25 mil por mês.

Em média, segundo a coordenadora pedagógica dos cursos, Fabíola Damasceno, os alunos formados pelo instituto nessa parceria com a Energia Pecém ganham, em média, cerca de R$ 1 mil. Ainda segundo Fabíola, os trabalhos que empregam os alunos não se restringe apenas aos serviços vinculados à usina, mas, também, em demandas do mercado local de São Gonçalo do Amarante.


ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
REPÓRTER


"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-SM
Sinduscon-RS
Sinduscon-AP
Ademi – SE
Sinduscon-MT
Abrainc
Sicepot-RS
Sicepot-PR
Sinduscon-ES
AELO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea