Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/08/2011

Material de construção

"Cbic"
11/08/2011 :: Edição  155

 

Jornal do Tocantins/TO 11/08/2011
 

Material de construção

Governo estuda ampliação da redução do IPI em lista

 Entre os produtos que podem ser beneficiados estão telhas onduladas, pisos laminados, vidros e pregos
 
 O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Melvyn Fox, informou ontem que o governo está estudando a possibilidade de ampliar a lista de material de construção que tem redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo ele, o setor foi surpreendido com a prorrogação da validade do benefício até dezembro de 2012, sem a ampliação da lista.
 "O ministro Mantega (ministro da Fazenda, Guido Mantega) disse que não deu tempo, mas que, possivelmente, haverá a ampliação dos produtos", afirmou Fox ao deixar a reunião do Grupo de Avanço de Competitividade (GAC), que aconteceu no Ministério da Fazenda.
 Alguns produtos de material de construção foram desonerados de IPI durante o auge da crise financeira em 2008 para estimular a construção civil e baratear o custo das obras do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). No lançamento da política industrial na semana passada, o governo prorrogou a redução do tributo até o final do ano que vem. Fox disse que na lista entregue pelo setor ao governo (de produtos que podem ser beneficiados com a redução do imposto) estão, por exemplo, telhas onduladas, pisos laminados, vidros e pregos.
 Fox informou ainda que, durante a reunião, o ministro Mantega traçou um cenário da crise econômica, afirmando que a situação é preocupante, mas que o Brasil está melhor preparado do que estava em 2008. Segundo ele, Mantega disse que o governo adotará uma postura forte em caso de uma eventual crise chegar novamente ao Brasil.
 Lista
 Cerca de 30 itens da construção civil, entre os quais cimento, tinta, verniz, banheiras, box, ladrilhos, revestimentos e vergalhões fazem parte da lista de produtos com imposto reduzido. A redução fiscal encerraria em 30 de junho deste ano.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale
Abrainc
Sinduscon-PB
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon PR – Noroete
Sindicopes
Assilcon
Sinduscom-SL
Sinduscon-AL
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-RS
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea