Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/02/2021

Manual orienta gestores de obras na implantação da NR-18

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) disponibilizou às empresas e profissionais do setor da construção uma importante ferramenta para auxiliá-los no processo de implantação das novas diretrizes da Norma Regulamentadora NR-18, que trata das Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção. Trata-se do ‘Manual Orientativo de Segurança e Saúde no Trabalho para os Canteiros de Obras de Edificações’.

Lembrando que a NR-18 passou por um amplo processo de revisão e entrará em vigor no próximo dia 2 de agosto.

O manual contempla um conjunto de checklists que traz requisitos a serem atendidos no âmbito de SST extraídos da nova NR-18 para canteiros de obras de edificações.

Com abordagem simples e didática, a publicação também apresenta boas práticas que ajudam no cumprimento dos requisitos normativos e legais, bem como oferece orientações que auxiliam no cotidiano de SST do canteiro de obras de edificações.

O ‘Manual Orientativo de Segurança e Saúde no Trabalho para os Canteiros de Obras de Edificações’ integra o ‘Programa CBIC Obra Certa’, constituído por projetos, programas, ações e materiais sobre as normas de segurança e saúde no trabalho aplicáveis para o setor da construção.

Instituído pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), o ‘Programa CBIC Obra Certa’ tem o propósito de disponibilizar o ferramental técnico instrutivo necessário para apoiar a sociedade da construção, profissionais da área e empresários no cumprimento e aplicação adequada das regras de segurança e saúde no trabalho, reforçando a cultura da prevenção e estimulando a adoção de ações concretas que fazem dos canteiros de obras ambientes de trabalho saudáveis, seguros e atrativos para a atividade laboral.

O Manual resulta do projeto ‘Elaboração e atualização de materiais orientativos para a indústria da construção’ da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Acesse a sua íntegra.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sindicopes
Sinduscon-PLA
Sinduscon-RIO
Sinduscon-JF
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-Oeste/PR
APEOP-PR
Sinduscon-AC
Sinduscon-TO
Ademi – AL
Sinduscon-AP
SINDICIG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea