Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/03/2012

Lugar de mulher é em todo lugar!

"Cbic"
12/03/2012 :: Edição 284

 

Jornal Correio Braziliense/BR 12/02/2012
 

Lugar de mulher é em todo lugar!

 Ex-secretário de Turismo do Distrito Federal, atualmente é diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste

 Marias, Clarices, Coras e tantas outras mães de família ajudam a construir nossa sociedade. Em homenagem a todas as mulheres brasileiras, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) decidiu criar o ProgramaMulheres na Construção.
 Cada dia mais, as mulheres vêm conquistando espaço em áreas antes dominadas pelos homens. Quando ocorre a separação do casal, são as mulheres que assumem os filhos tornando-se a referência econômica dentro de suas famílias. Assim, oferecer a essas mulheres a oportunidade de obter uma formação profissional e um trabalho é contribuir para que a sociedade em que vivemos seja mais equilibrada social e economicamente. Em tempos de Brasil governado por uma mulher, a presidenta Dilma Rousseff, nada mais justo do que declarar que lugar de mulher também é na construção.
 Embora para alguns a construção civil pareçauma área inóspita para a presença feminina, a prática mostra o contrário.
 Em alguns serviços que exigem mais atenção e minúcia, como azulejista, instalação elétrica e hidráulica e pintora de obra, as mulheres são reconhecidas no setor como mais detalhistas e atenciosas; elas também são mais assíduas, faltando muito menos ao trabalho que os colegas do gênero masculino.
 O novo programa já caiu no gosto da população, pois no início do período de inscrições, que começou em 1º de março e segue até 15, a procura foi imensa.
 Pelo menos 3 mil mulheres já se inscreveram.
 Inicialmente serão 440 vagas no DF e Entorno. O programa foi incluído no Plano Brasil semMiséria. Com isso, o número de mulheres capacitadas deve subir, ainda este ano, para 10 mil em todo o Centro-Oeste.
 Os cursos serão ministrados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), parceiro da Sudeco na elaboração e execução do Programa. Além do conteúdo técnico, os cursos terão um eixo humanístico que versará sobre direitos da mulher e a Lei Maria da Penha. As aulas práticas serão feitas em centros comunitários que precisam de reparos em Samambaia, que foram previamente selecionados pela Secretaria de Estado daMulher do Distrito Federal. Para garantir a participação das mulheres carentes, cada participante receberá uma bolsa de assistência estudantil no valor de R$ 200,00.
 Como política pública da área social, o Mulheres na Construção, da forma como vem sendo desenvolvido pela Sudeco, contribui para um debate central no que diz respeito aos Programas Sociais de Transferência de Renda. Seu públicoalvo são pessoas, prioritariamente mulheres, que fazem parte de Programas Sociais de Transferência de Renda para o trabalho na construção civil.Muito se fala da falta de uma "porta de saída" para esses programas. O Mulheres na Construção, em vez de dar o peixe, ensina as mulheres a pescar e vai mais além. Parceria com o Sindicato da Indústria de Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon/DF) possibilita que, ao término dos cursos, as mulheres formadas tenham acesso ao primeiro trabalho, a atendimento médico, odontológico, aulas de informática e alfabetização.
 A Sudeco, em consonância como Plano Brasil semMiséria, prioridade da presidenta Dilma Rousseff e do governo federal, está voltada sobretudo para a erradicação da miséria na região, criando oportunidades e abrindo as portas do mercado de trabalho para o segmento feminino.
 Com isso, além de promover a inclusão produtiva das mulheres, ajuda a resgatar sua autoestima.
 No Brasil, de cada 15 famílias monoparentais, 14 são comandadas por mulheres.
 Definitivamente, a mulher é a referência econômica nas camadas mais pobres da população. São as mulheres também que, apesar de ganharem menos, investem mais na formação dos filhos.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Caxias
SECOVI- PB
Sinduscon-MA
Sinduscon-Brusque
Ademi – PE
Abrainc
Ademi – PR
Sinduscon-SE
SECOVI-SP
Sinduson – GV
Sinduscon-DF
Aconvap
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea