Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/03/2015

Liliane Bortoluci

"Cbic"
09/03/2015

O Estado de S. Paulo – 08 de março

Liliane Bortoluci

Crise da água e o futuro

Liliane Bortoluci 

 Mesmo sendo o país com maior volume de água doce do planeta, o Brasil, principalmente o Sudeste, vê a pressão reduzida na rede e a água cada vez mais escassa em suas torneiras. Grandes metrópoles do País, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, estão sofrendo com a sua maior crise hídrica em 84 anos, no caso paulista.

A falta de água tem impacto direto na economia no País. A indústria já sente os efeitos da estiagem: de acordo com a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), pelo menos 60 mil negócios devem ser afetados no Estado, atingindo cerca de 1,5 milhão de empregos. Para que as consequências não sejam piores é preciso adotar medidas para superar a crise, como racionamento ou dedução nas contas de água e mudança no comportamento diário, reúso de água, instalar soluções para economia de água em casa e no trabalho; evitar desperdícios, obras para utilizar água de novos mananciais, entre outros.

Apresentando soluções e propostas para a economia de água, a Feicon Batimat, maior vitrine da construção civil da América Latina, que será realizada de 10 a 14 de março, no Anhembi, em São Paulo, reunirá duas mil marcas nacionais e internacionais, muitas delas apresentando novidades para redução do consumo de água e energia.

Tratando exclusivamente sobre racionamento, o salão terá, na 21 a edição, a Ilha de Sustentabilidade Água, projeto desenvolvido pelo Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (Siamfesp), que congrega os fabricantes de economizadores de água.

Todos os produtos têm como intenção resolver o problema dos desperdícios no consumo das residências e das empresas, já que 35% da água é desperdiçada. Serão cerca de 60 produtos, como torneiras economizadoras com acionamento mecânico, elétrico, eletrônico, registros controladores de pressão, registros de vazão, arejadores, caixas acopladas com duplo acionamento de 3 e 6 litros (para resíduos líquidos e sólidos), além de uma gama de produtos voltados para o uso racional da água, residencial ou comercial.

A demonstração será feita também por vídeos e aplicativos, que mostrarão ao usuário quanto será economizado de água e em quanto tempo ele terá o retomo de seu investimento. Estas tecnologias apresentadas na Ilha também serão divulgadas nos Programas de Exportação que o Siamfesp desenvolve com a Apex Brasil. Este protótipo será apresentado em várias feiras internacionais, na América Latina, África e Oriente Médio.

Também serão realizados palestras e workshops com temas relacionados à feita de água, cujos temas já estão definidos: Como os Prédios Verdes contribuem para as Crises Hídricas e Elétricas e Uso Raciona] de Água e Energias Renováveis na Construção Civil.

Uma das grandes preocupações da construção civil hoje é equalizar a velocidade crescente do segmento com a racionalidade e respeito ao meio ambiente. É preciso adotar o conceito da racionalidade no canteiro de obras com técnicas que garantam economia de gastos, cuidado com os recursos naturais e tudo isso com menos tempo dE trabalho. É aí que entram os sistemas construtivos industrializados, que além de mais rapidez e eficiência, dão à obra qualidade e utilizam técnicas de sustentabilidade.

A Feicon Batimat, como principal evento do segmento, irá discutir o tema pela primeira vez nos Seminários de Sistemas Construtivos e também Tecnologia e Arquitetura na Construção, a fim de reforçar a prática nos canteiros de obras, com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) e da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA). O evento também irá reunir as demais entidades do setor como a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafeti), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e Sindicato do Comercio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças, e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi).

*

DIRETORA DA FEICON BATIMAT E DO PORTFÓLIO DE EVENTOS DOS SEGMENTOS DE MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, CONSTRUÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Liliane Bortoluci


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Assilcon
Sinduscon-Vale do Itapocu
ADEMI-AM
Sinduscom-VT
Sinduscon-DF
Sinduscon-JF
Sinduscon-MG
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-RR
Sinduscon-BNU
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea