Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/04/2010

Leitura nos canteiros de obras

É cada vez maior o interesse dos trabalhadores da construção civil pela leitura.

A queda do analfabetismo tem influência, mas, conta pontos também, a ação de incentivo que tem sido feita pelos empresários e Sinduscons em muitos estados.

Amanhã, quando se comemora o Dia Mundial do Livro, o setor da construção tem muito a festejar.

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pedido da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com dados na Pesquisa Mensal de Emprego (PME), indica que é cada vez menor o índice de analfabetos entre os trabalhadores da construção civil.

Do total de trabalhadores do setor no país, em 2002, 7,6% dos trabalhadores da construção tinham, no máximo, um ano de estudo. Em 2010, esse volume caiu para 5%.

De acordo com o IBGE, atualmente, 9,9% dos trabalhadores têm entre um e três anos de escolaridade, 37,1% dos profissionais estudaram entre quatro e sete anos, 21,2% passaram entre oito e 10 anos de suas vidas na escola, e 26,6% estudaram por mais de 11 anos.

Em comemoração à data, a CBIC reforça sua campanha de estímulo à leitura. Construtoras de diversos estados têm criado bibliotecas dentro dos canteiros de obras para despertar o interesse dos trabalhadores.

Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Maranhão, Espírito Santo, Goiás, São Paulo e Paraná são os que apresentam resultados mais expressivos.

No Rio de Janeiro, há 142 bibliotecas itinerantes implementadas pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil do estado (Seconci/RJ).

Em Minas, existe há quatro anos a Biblioteca Cidadã Celina Araújo, criada em parceria pelo Sinduscon/MG e Seconci/MG.

No Ceará, o Sinduscon/CE realiza oficinas de educação, desde 2008, que servem de referência para outros estados.

No Maranhão, o Sinduscon/MA promove, em parceria com a Secretaria de Educação do estado, o programa Brasil Alfabetizado.

Semanalmente, nos canteiros de obras, ocorrem as oficinas de leitura, realizadas em parceria com o SESI, onde os operários são incentivados a se interessar pela leitura.

Em maio, o Sinduscon do Espírito Santo vai implementar o projeto Educação na Construção, que terá oficinas de leitura nos canteiros de obras.

Em Goiás, São Paulo e Paraná há iniciativas promovidas por empresas com atuação nos estados.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-TAP
Sinduscon-DF
Sinduscon-AL
Sinduscon-PB
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-JP
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon – CO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea