Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/03/2015

Lava Jato influenciou queda de vagas em fevereiro, diz ministro do Trabalho

"Cbic"
19/03/2015

Folha de São Paulo – 18 de março

Lava Jato influenciou queda de vagas em fevereiro, diz ministro do Trabalho

Em fevereiro as demissões superaram as contratações em 25,8 mil no setor da construção civil, número que, segundo o ministro Manoel Dias, do Trabalho, foi influenciado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quarta-feira (18) pelo Ministério do Trabalho.

O saldo da construção civil só não é pior que o observado no comércio, que foi negativo em 30,3 mil. O setor agropecuário encerrou 9.500 postos. Em fevereiro, foram, no total, fechadas 2.400 vagas, o pior resultado para o mês desde 1999.

Segundo o ministro, a Lava Jato fez com que houvesse demissões em empresas que prestam serviços à Petrobras. "Neste primeiro momento, a Lava Jato influenciou na redução de emprego", disse.

O impacto da Lava Jato no emprego tem sido mais forte no Rio de Janeiro e em Pernambuco, Estados recordistas de demissão em fevereiro e onde a Petrobras tem forte presença. Mas as consequências de paralisação de obras devem ser sentidas em todo o país, afirmou Dias.

No Rio, foram desativadas 11,1 mil vagas de trabalho em fevereiro, sendo 4.043 na construção civil. Em Pernambuco, o saldo negativo foi de 10,6 mil vagas, 3.040 só na construção civil.

Dias espera que o mau resultado na construção civil em janeiro e fevereiro seja revertido a partir de março com novos contratos que estão sendo feitos.

Segundo o ministro, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) tem orçamento de R$ 56 bilhões para construção de moradia para a baixa renda, o que tem potencial de gerar 545 mil postos de trabalho. De janeiro a 17 de março, foram liberados R$ 8,7 bilhões desses recursos, afirmou.

 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BNU
APEMEC
Ademi – DF
Sinduscon-RN
Ascomig
Sinduscon-RS
Sicepot-RS
AELO
Sinduscon-RO
Assilcon
APEOP-SP
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea