Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/03/2012

Lançado Compromisso Nacional da Indústria da Construção

""A presidenta da República, Dilma Rousseff, lançou hoje (quinta-feira), no Palácio do Planalto, em Brasília, o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção. A solenidade de lançamento contou com a presença do vice-presidente, Michel Temer, de ministros, parlamentares e representantes dos trabalhadores e de empresários.

 O acordo tem, entre outros objetivos, a meta de enfrentar a informalidade no recrutamento, seleção e contratação de operários, e aperfeiçoar as condições de formação e qualificação profissional. O Compromisso Nacional tem caráter de adesão voluntária e somente entrará em vigência após a aprovação do seu regimento interno, que ainda está sendo debatido entre as partes envolvidas no acordo.

 O presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, esteve presente e firmou o Compromisso. Para Paulo Simão, o acordo entre trabalhadores, empresários e governo representa um passo a mais de um importante diálogo que vem sendo construído há quase quatro anos entre a CBIC e os representantes das principais centrais sindicais do país. O presidente da Câmara ressaltou o caráter educativo e indutor que o Compromisso contém, na medida em que a adesão das empresas é voluntária. “Sem dúvida, o acordo significa um importante passo no sentido do amadurecimento das relações entre trabalhadores e empresários, que assumem um novo status. O nosso setor tem consciência da sua importância no atual contexto da economia brasileira; e estamos preparando o ambiente das empresas da construção para uma nova realidade marcada pela inovação tecnológica, pela sustentabilidade e pela qualificação dos trabalhadores.”

Paulo Simão destacou a importância do Compromisso Nacional no enfrentamento à informalidade na contratação de trabalhadores. “Empresários, trabalhadores e governo têm o mesmo objetivo: de tentar eliminar a figura conhecida como ‘gato’ na arregimentação de trabalhadores para os canteiros de obras. Neste sentido, o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) é um modelo a ser seguido, quando trouxe o conceito da formalidade para o âmbito da construção de moradias de interesse social”, afirma Simão.  

 O presidente da Câmara da Construção ressaltou ainda o papel estratégico da Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção que tem caráter tripartite e funcionará como espaço de negociação. “Essa é uma mudança cultural que não acontece de um momento para o outro. Será importante assegurarmos um espaço para que este diálogo continue, com a intermediação do governo”.

Foto: André Oliveira

Clique aqui para assistir a entrevista do presidente da CBIC concedida à TV NBR.
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-JF
Sinduscon-Norte/PR
Aconvap
Sinduscon-Teresina
Ademi – RJ
Sinduscon-PR
Ademi – AL
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-RO
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea