Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/02/2020

Jornada do conhecimento: jovens líderes conhecem sindicatos do setor

O engenheiro civil Felipe Schneider de Lima é recebido pelo presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Júnior (Foto: Divulgação)

Como primeira ação de 2020 do projeto ‘Desenvolvimento de Lideranças’ da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), os membros do CBIC Jovem deram início neste mês de fevereiro à jornada de conhecimento das entidades setoriais de seus respectivos estados. O projeto visa a formação de lideranças para o setor da construção.

O objetivo é permitir aos 16 jovens – escolhidos no processo seletivo ocorrido em 2019 – conhecerem localmente as entidades associadas à CBIC, bem como suas histórias, desafios e projetos futuros, para que possam elaborar o diagnóstico que embasará os próximos passos do projeto da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade.

Sinduscon-RS recebe primeiro ‘jovem líder do setor’

O engenheiro civil Felipe Schneider de Lima, da Construrohr, de São Pedro da Serra (RS), foi um dos jovens que já teve a oportunidade de conhecer não apenas a estrutura organizacional do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), mas o trabalho desenvolvido por suas comissões técnicas e a linha de pensamento da entidade em relação ao mercado imobiliário e à cadeia produtiva da indústria da construção. O jovem foi recebido pelo presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Júnior.

É muito motivador, enquanto engenheiro civil, conhecer a história de uma entidade com mais de 70 anos, que passou ao longo de sua trajetória por momentos de crises políticas e econômicas, bem como outros de desenvolvimento econômico acelerado, tendo mantido constante contribuição à cadeia produtiva, sem ter perdido sua essência e representatividade para o setor”, frisa.

Chamou a atenção do engenheiro Felipe Lima a visão otimista do Sinduscon-RS, na mesma linha da apresentada pelo mercado imobiliário quanto à retomada do crescimento. “A entidade me parece muito engajada em desempenhar o seu papel nesse processo de recuperação de espaço pelo qual está passando a construção civil, concomitantemente ao crescimento do país e a todos os benefícios econômicos e sociais oriundos das atividades inerentes à construção civil”.

 

Gestão empresarial

No Ceará, o engenheiro civil Jeferson Spiering Böes foi recebido pelo gerente executivo do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), Sérgio Siebra, e pelas coordenadoras de projetos da entidade, Renata Abreu e Luana Marques. O contato com o novo presidente Patriolino Dias de Sousa Teixeira Silva ainda não foi feito em razão da sua recente posse.

“Optei por entrevistar profissionais de vários níveis hierárquicos para tentar enxergar a problemática do sindicato por várias visões”, destaca Jeferson Böes.

Sobre a questão do fim da contribuição sindical e da visão de gestão do sindicato, Böes disse que percebeu uma gestão mais associativa do que empresarial e que a própria entidade entende que precisa ser repaginada, na linha de prestação de serviços e de suporte às construtoras associadas.

“O sindicato precisa se reinventar, no sentido de encontrar um novo propósito, uma nova visão de gestão. A partir de 2020, o sindicato está se formatando para ter um modelo de gestão de uma empresa”, disse.

Os jovens que integram o novo grupo foram selecionados em 2019, dentre os 140 inscritos no ‘CBIC Jovem – O Desafio’, em um processo totalmente virtual.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AELO
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-RS
SECOVI-GO
Sinduscon Anápolis
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-PR
Sinduscon-MA
Sinduscom-SL
Sinduscon-RO
Sinduson – GV
Sinduscom-VT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea