Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/09/2018

Investimentos em termelétricas são decisivos para o futuro do setor elétrico brasileiro, diz CNI

O estudo “Térmicas na base: a escolha inevitável”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), sugere a inclusão das térmicas na base do sistema elétrico brasileiro para garantir segurança no abastecimento e ajudar a reduzir os custos com energia. Atualmente, as termelétricas são acionadas em períodos de escassez de água nos reservatórios das hidrelétricas, o que, além do aumento das tarifas para o consumidor, desestimula investimentos no setor.

O documento destaca a necessidade de buscar uma integração mais harmoniosa entre o setor de gás natural e de geração elétrica. Conforme o estudo, o modelo brasileiro de geração de energia, baseado em hidrelétricas, está se esgotando. Isso porque há dificuldades ambientais para a construção de usinas com grandes reservatórios de água e o estoque hídrico não têm sido insuficientes para atender à demanda.

Além disso, segundo o estudo, o uso das fontes solar e eólica não garante a previsibilidade na oferta. “A energia térmica é importante para suprir o sistema quando as condições climáticas não permitem a geração de energia solar, eólica ou hídrica. O Brasil só garantirá o aumento do uso de energias renováveis intermitentes com mais investimentos em geração de base, notadamente em termelétricas”, afirma o especialista em energia da CNI, Roberto Wagner Pereira.

Ao inserir as termelétricas na base do sistema de geração, também será possível reduzir os custos da energia para o consumidor. “O parque térmico brasileiro é majoritariamente composto por unidades flexíveis, usinas de reserva ou emergencial, que não possuem geração mínima obrigatória. São unidades com baixos custos fixos, mas elevados custos variáveis, sendo que seu uso por períodos prolongados resulta em preços elevados”, informa o estudo. O custo do uso das termelétricas está, desde 2015, explícito o no sistema de bandeiras tarifárias.

(Com informações da CNI)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
ADIT Brasil
Sinduscon-MG
Sinduscon-PLA
Assilcon
Sinduscon-PR
Sinduscon-GO
Sinduscon-AM
Ademi – PE
Sinduscon-Caxias
SINDICIG
Sinduscon-MS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea