Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/09/2010

Inmetro lança consulta pública sobre requisitos de avaliação de profissionais da construção civil


O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançou consulta pública, até 11 de outubro, sobre os Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) de profissionais da área de Construção Civil.
O RAC define como deverá ser feita a autorização pelo Inmetro das entidades certificadoras de mão de obra da construção no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC). O Programa de Certificação de Profissionais da Construção Civil é fruto da parceria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no âmbito do Plano Nacional de Qualificação.
A CBIC estimula os empresários da construção civil a acompanhar, analisar e se posicionar nesta consulta como também da elaboração e consultas das normas técnicas ABNT de qualificação de mão de obra.  
A regulamentação se aplica inicialmente a sete ocupações: assentador e rejuntador de placas cerâmicas e porcelanato para revestimentos; instalador de pisos laminados melamínicos de alta resistência; impermeabilizador; instalador predial e de manutenção de tubulação de gás; operador de medidores de gás; e instalador convertedor de aparelhos a gás e instalador hidráulico.
Outras atividades profissionais da área de construção civil poderão ser incluídas ainda em 2010, à medida que as normas sejam publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 
Clique aqui para mais informações e http://www.abntonline.com.br/consultanacional/ (verificar normas do CB-90 – Comitê Brasileiro de Qualificação de Pessoas no Processo Construtivo para Edificações.
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
ASEOPP
Sicepot-PR
Sinduscon-ES
Sinduscon-RR
Sinduscon-RS
Sinduscon-AC
Sinduscom-VT
SECONCI BRASIL
APEOP-PR
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea