Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/06/2012

Indústria brasileira faz a sua parte

"Cbic"
21/06/2012 :: Edição 343

 

O Globo/BR 21/06/2012
 

Indústria brasileira faz a sua parte

Investimentos feitos nos últimos 20 anos elevaram a indústria brasileira a novo patamar de sustentabilidade no cenário mundial

 A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez levantamento inédito junto a 16 associações setoriais para mapear iniciativas das empresas na direção do desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, identificar expectativas e desafios envolvidos na transição para a economia verde.
 O resultado detalhado desse trabalho foi reunido em um documento, apresentado durante o Encontro da Indústria para a Sustentabilidade.
 As informações reunidas a partir do levantamento surpreenderam: a indústria registrou avanços enormes na adoção de práticas sustentáveis nos últimos 20 anos (desde a ECO 92). "A expectativa é de que o documento contribua para desfazer a percepção equivocada de que nada vem sendo feito ou de que a indústria é a grande vilã do meio ambiente", observou a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg. O que fica evidente, segundo ela, é que hoje a indústria é parceira da sustentabilidade, considerando os pilares social, econômico, ambiental e cultural.
 O avanço foi generalizado, em particular no que diz respeito à utilização de fontes de energia renováveis e alternativas. Como consequência, o que se verifica é uma redução das emissões de CO². Em outra frente, houve integração de diferentes setores para gestão e aproveitamento dos resíduos industriais; e, por fim, ocorreu a adoção de novas técnicas de compensação e manejo florestal para redução dos impactos da atividade industrial na biodiversidade.
 
  Construção 
 Firmou na Rio+20 compromisso de desenvolver indicadores nacionais e metas de redução dos efeitos das mudanças climáticas. Adota projetos ambientais que incluem a reciclagem de materiais e a redução de gases de efeito estufa, além do uso do Light Steel Framing, que substitui paredes comuns por estruturas de aço revestidas, reduzindo o consumo de cimento, brita e areia.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Vale do Itapocu
APEOP-PR
Ademi – RJ
Ademi – PE
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-AM
Ademi – MA
SINDICIG
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-AL
Sinduscon-GO
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea