Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/01/2011

Graduação em engenharia cresce 67% em cinco anos

 

14/01/2011 :: Edição 044

Jornal Folha de S. Paulo/BR|   14/01/2011
Graduação em engenharia cresce 67% em cinco anos

Levantamento do Ministério da Educação mostra aumento de 33 mil para 55 mil formandos por ano entre 2004 e 2009

 Apesar do crescimento, mercado afirma que volume é insuficiente para atender demanda, que seria de 80 mil/ano

 DE SÃO PAULO
 DE BRASÍLIA

 Levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Educação mostra que o número de formados na área de engenharia cresceu 67% em cinco anos -após quase duas décadas de estagnação.  O mercado diz, porém, que o volume ainda é insuficiente para atender a demanda.

 De acordo com o Censo da Educação Superior, o número de concluintes no setor subiu de 33 mil para 55 mil entre 2004 e 2009.  Mas, mesmo com o crescimento, o Brasil está muito atrás de outros países em desenvolvimento, como a Coreia do Sul (80 mil).  Devido à carência na área, empresas acabam contratando estrangeiros.

 Segundo Nival Nunes de Almeida, da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, o Brasil precisaria formar 80 mil engenheiros/ ano, de acordo com um estudo feito com a Confederação Nacional da Indústria.
 Almeida ressalta que parte dos engenheiros vai para o mercado financeiro e não para o setor produtivo.

 DEMANDA ALTA

 Responsável pela área técnica do Sindicato da Indústria da Construção Pesada de São Paulo, Helcio Farias afirma que o aumento de formados na área é positivo.  No entanto, diz, a demanda cresce mais rapidamente.

 Os dados oficiais mostram que, além da quantidade, há também o desafio de melhorar a qualidade.  A última avaliação mostrou que um em cada quatro engenheiros se forma em curso reprovado.

 ESTAGNAÇÃO

 O censo do Ministério da Educação confirmou que há uma tendência de aumento de concluintes para lecionar matérias carentes no ensino básico (física, química, biologia e matemática), conforme informou a Folha  em setembro -mesmo que em uma quantidade insuficiente.

 Outra constatação presente no levantamento é que o ritmo de crescimento universitário perdeu força, ainda que cerca de apenas 15% dos jovens estejam no ensino superior. A meta do governo é chegar a 33% até 2022.

 A comparação com dados dos anos anteriores, no entanto, foi prejudicada, pois o MEC tornou mais rígida a coleta de informações.
 "O panorama não é bom. Há 40 mil vagas públicas ociosas e 1,6 milhão na rede privada. O governo precisa atuar para preenchê-las", disse Oscar Hipólito, do Instituto Lobo e ex-diretor da USP-São Carlos. 

(FÁBIO TAKAHASHI, FABIANA REWALD, PATRÍCIA GOMES E ANGELA PINHO) 

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
 
"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-GO
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon – CO
Sinduscon-PR
APEOP-PR
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Mossoró
Sinduscom-NH
Sinduscon – Vale
Sinduscon-SM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea