Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/01/2011

Governo propõe sistema anticatástrofe

18/01/2011 :: Edição 046
Jornal Brasil Econômico/BR|  18/01/2011
Governo propõe sistema anticatástrofe

O governo anunciou a criação do Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais. A decisão foi informada após reunião da presidente Dilma Rousseff com os ministros da Justiça, Defesa, Ciência e Tecnologia, Integração Nacional e Saúde. O número de mortos na tragédia na região serrana do Rio chegou a cerca de 700, até o fechamento desta edição.

 O objetivo do governo é modernizar equipamentos meteorológicos, como radares e pluviômetros, para tornar mais eficiente a capacidade de prevenção de fenômenos climáticos. Temos que criar um sistema de alarme, dar conhecimento à população e informar os procedimentos que ela tem que tomar em casos de risco, disse o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

 Também será feito um levantamento geofísico para identificar as áreas de risco. Estimamos em aproximadamente 500 as áreas de risco no país, com cerca de 5 milhões de pessoas morando, e temos outras 300 regiões sujeitas a inundações. A expectativa é que, em quatro anos, o sistema de defesa e alerta esteja concluído. Mercadante afirma, no entanto, que até o próximo verão já devem estar identificadas as áreas mais críticas.

 Por determinação da presidente Dilma Rousseff, os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, da Defesa, Nelson Jobim, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, retornarão hoje às áreas atingidas pelas chuvas no Rio para reforçar as ações de apoio do governo federal. No último dia 13, a presidente sobrevoou a região serrana do Rio com seis ministros e o governador Sérgio Cabral.

 O governo informou ainda que o saque de até R$ 5,4 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelas vítimas das chuvas no Rio e em outros estados levará pelo menos uma semana. Inicialmente, chegou a ser anunciado que o saque seria imediato, mas, de acordo com a Caixa Econômica Federal, a burocracia para liberação dos recursos leva no mínimo uma semana.

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
APEOP-SP
SECOVI-PR
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-PLA
Sinduscon – Vale do Piranga
ADEMI-AM
Sinduscon-Pelotas
Sinduscom-NH
Sinduscon-AP
Sinduscon PR – Noroete
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea