Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/03/2019

Futuro de cidades brasileiras será tema de workshop em Curitiba

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção realizará nos dias 21 e 22 de março, em Curitiba (PR), o III Workshop sobre Resultados e Ações Futuras do Projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’, desenvolvido desde 2012 pela entidade com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). O encontro contará com representantes dos conselhos de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico de 28 municípios integrantes do projeto, para troca de experiências, avaliação dos resultados obtidos e busca de novas soluções.

“O grande objetivo deste encontro é a troca de experiências das cidades que já desenvolveram o projeto e também de outras que estão implementando iniciativas similares, para falar sobre lições aprendidas e planejar as próximas intervenções criativas e sustentáveis para o desenvolvimento de nossas cidades”, explica o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Workshop integrará evento mundial sobre cidades inteligentes

O Workshop será realizado na Expo Barigüi, paralelamente à programação do Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. Para os participantes do workshop serão oferecidas até 40 inscrições com desconto de 50% no valor da inscrição da feira internacional, que também acontece nos dias 21 e 22 de março.

Segundo Nilson Sarti, vice-presidente da área de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC, o intuito de aproximar as duas programações é “possibilitar que os participantes possam vivenciar conceitos de cidades sustentáveis e inteligentes, permitindo a participação nas palestras que trazem inovações sobre a temática, contribuindo com subsídios para revisão do plano diretor e para o planejamento de longo prazo dos municípios participantes”, explica Sarti.

No evento estão agendados debates, trocas de experiências e proposta de formação de novos conselhos representativos locais, sensibilizando líderes sociais e confirmando a premissa de que é possível trabalhar em parceria com prefeituras em favor da sociedade. Um dos focos centrais é discutir de forma coletiva elementos para a criação de uma cidade sustentável em prazo determinado sem depender exclusivamente de administrações municipais.

Projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’ surgiu de iniciativa paranaense

O Projeto ‘O Futuro da Minha Cidade tem como principal objetivo mobilizar a sociedade civil para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade urbana.

A CBIC criou a iniciativa – por meio da sua Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMA) – inspirada em um conjunto de iniciativas e ações desenvolvidas em Maringá (PR), e que está sendo disseminado pelo país com excelente aceitação e resultados práticos. Em Goiânia (GO), por exemplo, foi montado um conselho municipal para trabalhar com o poder público.

No conceito, a sociedade, mobilizada e organizada, é quem aponta, por meio de líderes e com a premissa de apartidarismo, as prioridades para formatar um ‘caderno de propostas’ e planejamento de desenvolvimento sustentável efetivo ao governo municipal. Nesse aspecto, estão inseridos especialistas diversos, entre os quais de desenvolvimento urbano e sustentabilidade.

Em síntese, pretende-se mudar o estereótipo de que a construção e gestão de um município que atenda aos anseios da população e proporcione uma elevada qualidade de vida costuma está vinculado a ações políticas e administrativas municipais tendo pouca ou nenhuma participação efetivada da população.

“A intenção da CBIC com esse projeto é disseminar esta iniciativa de organização da sociedade em algumas localidades específicas. Até o momento, ‘O Futuro da Minha Cidade’ conta com a integração de 28 cidades localizadas nas cinco regiões brasileiras, a exemplo de Manaus (AM), Goiânia (GO), Uberlândia (MG) e Cascavel (PR)”, explica Sílvio Barros, líder do Projeto O Futuro da Minha Cidade e ex-prefeito de Maringá.

Programação

Quinta-feira, dia 21 de março de 2019
9h às 10h Palestras / Plenária Principal do Smart City Expo
10h às 13h Apresentação dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (CODESEs) / Sala Workshop

Sexta-feira, dia 22 de março de 2019

9h às 10h Palestras / Plenária Principal
10h às 13h Dinâmica de Compartilhamento de Experiências / Sala Workshop

Para mais informações sobre o evento, acesse o link: https://www.smartcityexpocuritiba.com/

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RN
Sinduscon-JP
Sinduscon – Norte
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-MS
Ademi – GO
APEMEC
Sinduscon-ES
Abrainc
Sinduscon-SF
Sinduscon-MT
SECOVI-GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea