Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/08/2019

Fórum promove debate sobre sistema construtivo em paredes de concreto

A técnica de paredes de concreto se destaca na indústria da construção por ser um sistema construtivo em que a estrutura e a vedação das paredes são formadas por um único elemento e moldadas no próprio canteiro de obras.

A metodologia, que tem se apresentado competitiva para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), é tema do ‘Fórum Melhores Práticas em Parede de Concreto, promovido pela SH (empresa de locação e venda de fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O evento vai ser realizado no dia 29 de agosto, das 10h às 16h30, na SH em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

O presidente do Sindicato da Construção de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Geraldo Jardim, explica que o objetivo principal do evento é trocar experiências sobre o método. “O uso de paredes em concreto se tornou uma prática comum na construção de habitações de interesse social. Muitas empresas estão migrando para essa prática, por isso o fórum é pertinente para promover o debate entre os envolvidos para melhorar o processo”.

Jardim destaca ainda que as empresas que já têm experiência na prática vão apresentar cases com resultados que comprovam o valor da técnica. “O interessante desse fórum é que empresas que já atuam nesse segmento vão dar um retorno aos que estão começando sobre as vantagens de se usar paredes em concreto. A ideia é abranger os pontos positivos e negativos do pós-obra”, concluiu.

Exemplos de boas práticas em parede de concreto serão apresentados durante o fórum, assim como algumas vantagens em se utilizar a técnica:

  • Velocidade – o ganho de tempo na construção das paredes é de pelo menos 60% se comparado a uma obra de alvenaria
  • Redução dos resíduos na obra – por não serem necessários cortes nas paredes para a instalação elétrica e hidráulica e por não ocorrerem perdas significativas de massa como numa obra convencional
  • Resistência – o método apresenta maior durabilidade e vida útil comparado às paredes de tijolo
  • Mão de obra – o sistema permite a otimização do trabalho dos profissionais no canteiro

Com inscrições gratuitas, para participar basta se inscrever no link do evento: bit.ly/2YMuWuh

Participe!

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SM
APEMEC
Assilcon
Sinduscom-NH
Sinduscon-Costa de Esmeralda
APEOP-SP
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Caxias
ADEMI-AM
SECOVI-SP
Sinduscon-AL
Ademi – MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea