Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2023

Financiamento e Projetos de Inovação no setor: Desafios e Oportunidades

Financiamento para a construção civil e projetos de inovação foram os temas abordados pelo SENAI durante o 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC, em abril. 

Dentre os diversos pontos discutidos, destacou-se a dificuldade enfrentada pelos pequenos empresários em obter crédito devido à falta de histórico. Raphael Nasz Sant’ Anna, representante do Instituto Senai de Tecnologia da Construção Civil de São Paulo, destacou a importância de solucionar esse problema e ressaltou a relevância dos investidores anjos para as pequenas empresas.

“Nós sabemos que os pequenos empresários muitas vezes enfrentam dificuldades em conseguir financiamento para seus projetos de construção ou inovação devido à falta de histórico e garantias sólidas. Isso acaba limitando seu crescimento e impactando o desenvolvimento do setor”, afirmou Sant’ Anna durante o painel.

Para ele, uma das alternativas mais efetivas nesses casos é o envolvimento de investidores anjos. “Pois eles apostam em projetos promissores e ajudam a impulsionar o crescimento das pequenas empresas da construção civil”, destacou.

Além disso, o representante do Instituto Senai de Tecnologia da Construção Civil de São Paulo abordou a jornada da transformação digital da instituição. Ele ressaltou o trabalho realizado pelo Senai em parceria com pequenas empresas que apresentam propostas inovadoras e tecnológicas para o setor. “Nós estamos empenhados em impulsionar a transformação digital na construção civil, e isso envolve trabalhar diretamente com pequenas empresas que possuem boas propostas de novas tecnologias”, destacou Sant’ Anna. 

“O Senai busca ser um facilitador nesse processo, oferecendo apoio técnico, acesso a laboratórios e expertise para ajudar essas empresas a desenvolverem suas ideias e se tornarem competitivas no mercado.” 

Ecossistema de Inovação 

Além do financiamento e da inovação, o Senai também trouxe um debate sobre a importância de criar um ecossistema de inovação e adotar métodos modernos de construção. Carlos Bonfim, gerente de Negócios do Instituto Senai de Tecnologia de Construção Civil do Senai Cimatec/BA, destacou a necessidade de mudanças no setor e a busca por soluções que tragam maior eficiência e sustentabilidade para a indústria.

“Para enfrentar os desafios da construção civil é fundamental inovar e adotar métodos modernos de construção. Precisamos repensar processos, investir em tecnologias avançadas e promover a integração de diferentes atores do ecossistema”, enfatizou Bonfim. 

Bonfim acredita que a mudança é necessária não apenas para aumentar a produtividade e a qualidade das construções, mas também para reduzir impactos ambientais e garantir a sustentabilidade do setor. 

“Precisamos de fato fazer acontecer a inovação no nosso setor, pois ele vive uma guerra por ser tão tradicional. A nossa transformação só vai acontecer com uma mudança cultural da nossa construção”, finalizou Carlos Bonfim. 

O 96º Enic foi realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), contou com a parceria da FEICON; o apoio do Sesi e do Senai; e teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate, Brain e Ingevity.


COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASBRACO
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-AC
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscom-SL
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Abrainc
ASEOPP
SECOVI-PR
Sinduscon-SE
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-SF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea