Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/06/2014

Ficou melhor, mas ainda há demandas

"Cbic"
10/06/2014

O Povo – Ceará

Ficou melhor, mas ainda há demandas

OPINIÃO DO SINDUSCON-CE 

 A redução da espera para o licenciamento para obras, era uma demanda do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE). "Fortaleza cresceu muito, o mercado imobiliário está com uma dinâmica muito grande e toda cidade tem prejuízo com a demora na concessão de alvarás e de licenciamento ambiental", diz o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro.

"A Seuma dinamizou a concessão de alvará, que era uma queixa de todo mundo, mas ainda tem muita coisa para melhorar, como o aumento do número de analistas da Seuma". Montenegro diz que o setor ainda aguarda a implementação do Plano Diretor de 2009.

Sobre os prejuízos para o setor, Montenegro cita um levantamento feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) segundo o qual a burocracia brasileira, assim como a demora na concessão de licenças, eleva o custo dos imóveis em até 18%.

"A legislação é confusa, há demora nos cartórios, e tudo isso pesa no preço", ele diz. Segundo a secretária Águeda Muniz, a Seuma pretende permitir, em breve, que a requisição do alvará possa ser feita por meio do site da secretaria.

Questionada se o ritmo mais acelerado nas análises não estaria comprometendo a análise técnica, Águeda nega. "Em 2013 foram protocolados 796 processos, 1.104 analises concluídas e só 499 alvarás foram expedidos. Essa é a minha resposta para quem diz que a gente está liberando muito alvará", diz. Atualmente, a Seuma dispõe de 10 analistas, e recebe cerca de 50 processos por mês. (Bruno Cabral) 

 Saiba mais  

 Operação Estoque Zero

O Estoque Zero teve início em abril de 2013, com o objetivo de otimizar o fluxo e zerar a demanda acumulada no órgão.

A Seuma possui um fluxo, o qual, além de constar todos os setores, possui também os prazos máximos que o processo deve permanecer naquele determinado setor.

A ideia é que todos os processos da Secretaria estejam dentro do prazo previsto no fluxo de cada processo. Isso fez com que houvesse uma redução significativa do tempo que a demanda fica no órgão.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Teresina
ADIT Brasil
SECOVI-PR
Sinduscon-RN
Sinduscon-PE
ANEOR
Sinduson – GV
Ademi – PR
Ademi – AL
Sinduscom-NH
Ademi – DF
Sinduscon-MS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea