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AGÊNCIA CBIC

16/08/2011

Falta conhecimento, mas sobram ações sustentáveis

"Cbic"
16/08/2011 :: Edição 158

 

Jornal do Commercio RJ/RJ 16/08/2011
 

Falta conhecimento, mas sobram ações sustentáveis

Sondagem realizada pelo Sebrae junto a empresários do segmento de pequeno porte revelou que a maioria desconhece o conceito de sustentabilidade, embora desenvolvam ações que mostram sua aplicação no cotidiano das empresas.
 Apesar de 58% deles afirmarem que não ter conhecimento sobre o tema, na prática, entre 61% e 80% já realizam algum tipo de ação sustentável, como controle de consumo de energia, água e papel, coleta seletiva e tratamento de resíduos tóxicos, tais como solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tintas.
 "Hoje, sustentabilidade é um diferencial de competitividade em todo o mundo, principalmente sob o aspecto do marco legal, já que as certificações de qualidade são requisitos para aquisição de produtos ou contratação de serviços", diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. E cada vez mais, observa o diretor, os consumidores estão mais seletivos e exigem produtos e serviços sustentáveis, ou seja, ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis.
 PROATIVIDADE. Grande parte dos empresários responde de forma proativa e até intuitivamente às demandas do mercado. A maioria dos empresários (72%) considera que devem atribuir alto grau de importância ao meio ambiente, enquanto apenas 17% acreditam que esse grau de preocupação deve ser médio, seguido por 6% (baixo) e 5% (que não souberam responder).
 Os empresários também enxergam a sustentabilidade como um fator mais amplo, associado não somente ao meio ambiente, mas também às questões sociais e econômicas.
 Isso demonstra que o conhecimento dos pesquisados sobre o assunto não é nulo.
 Entre eles, 83% disseram que sustentabilidade está fortemente associada ao meio ambiente, 79%, aos assuntos sociais e 78%, também aos econômicos. Além disso, para 47% dos consultados a preocupação ambiental representa oportunidades de ganhos.
 Além de gerar lucros, 69% dos empresários entrevistados concordam que adoção de práticas sustentáveis passa uma boa imagem em termos de preservação ambiental para os clientes, contra 17% que não acreditam nessa lógica e 14% que não responderam.
 Um elevado percentual dos pesquisados, 79%, têm consciência de que empresas com ações de preservação do meio ambiente podem atrair mais clientes. Apenas 12% não relacionaram o aumento de clientela a medidas de preservação e 9% não responderam.
 "Os empresários implementam boas práticas com o objetivo de reduzir gastos, principalmente de insumos.
 Por isso, o debate ambiental passa necessariamente pela eficiência", avalia o diretor do Sebrae. Segundo ele, é preciso aumentar a eficiência dos processos produtivos a partir do menor consumo de materiais renováveis, como energia e matérias-primas.
 A sondagem foi realizada pelo Sebrae com o objetivo de aprofundar a percepção sobre o nível de conhecimento das micro e pequenas empresas em relação ao tema e sua aplicação nos empreendimentos.
 Para isso, a instituição entrevistou 3.058 empresários de todo o País, no segmentos de comércio e serviços (83%), indústria e construção civil (12%) e agronegócios (5%).
"Cbic"

 

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