Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/11/2020

Evento internacional reúne especialistas em BIM em ano chave para o Brasil

A 3ª edição do Seminário Internacional – A Era BIM reunirá especialistas nacionais e internacionais, nos próximos dias 24, 25 e 26 de novembro, para discutir os desafios do Brasil prestes a dar um passo importante rumo à implementação do BIM: a obrigatoriedade da adoção das tecnologias em projetos e obras públicas da administração federal a partir de 2021. Inscreva-se e participe!

Promovido pelo Sinaenco, com apoio institucional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento 100% digital conta com o patrocínio de Autodesk, Dassault Systemes, Graphisoft, Acca Software, Amanco Wavin, BIM Works e Hilti.

Além de discussões sobre a adoção da Modelagem da Informação da Construção em empreendimentos públicos de infraestrutura, o evento irá abordar transformação digital e inovação no setor de arquitetura e da engenharia consultiva.

“O BIM representa uma mudança de paradigma, em lugar de desenhos de representação vamos passar à simulação, construindo modelos virtuais dos os espaços projetados desse modo o contratante passará a ter maior controle, precisão e economia na realização de empreendimentos públicos e privados”, ressalta o vice-presidente de Arquitetura do Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), Eduardo Sampaio Nardelli.

Com temas como a contratação do BIM em obras públicas, bibliotecas BIM, interoperabilidade e lean construction, as atividades do 3º Seminário incluem palestras, mesas-redondas e apresentação de cases sobre inovação no setor de A&EC e sobre empreendimentos públicos e privados desenvolvidos em BIM. 

Dentre os mais de 30 especialistas que participarão do evento, esta edição contará com grandes nomes do BIM no mundo, como:

  • os norte-americanos Jeffrey W. Ouellette e Jonathan Ingram (conhecido como o pai do BIM)
  • o inglês Finith E Jernigan (autor do livro BIG BIM Little BIM)
  • o sulcoreano Ghang Lee (autor de Manual BIM)
  • o nigeriano Moses Itanola (BIM África)
  • o Indiano Dr. Amarnath (BIM Índia)
  • o holandês Rob Roef
  • o português José Carlos Lino.

 A inovação no setor da construção será tema de um painel específico, com apresentações da analista sênior de projetos da Agência Brasileira de Inovação e gerente do Departamento Regional Sudeste (Finep), Andrea Leal, da superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp, Cristina, Zuffo, e do Head de Inovação da Andrade Gutierrez, André Medina. Esse painel será mediado pelo engenheiro Rogério Moreira do Senai-SP.

O seminário contará ainda com apresentações de:

  • André Baeta, engenheiro e auditor do Tribunal de Contas da União
  • Maria José Gullo, diretora da Sehab-SP
  • Patrícia Oliveira, arquiteta da Infraero
  • Eduardo Tavares, gerente de projetos da CPTM
  • Pedro Brito, diretor de investimentos da Artesp

Implementação BIM no Brasil

De acordo com o Decreto 10.306/20, a implementação da metodologia no setor público federal se dará de forma gradual. A primeira fase será a partir de 1º de janeiro de 2021, sendo o BIM utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações. A segunda fase será a partir de 1º de janeiro de 2024. Nela, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações. Já a terceira fase será a partir de 1º de janeiro de 2028.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RR
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-AL
Sinduscon-Caxias
Ademi – PR
Sinduscon PR – Noroete
Ademi – DF
Sinduscom-NH
Sinduson – GV
SECOVI-PR
Sinduscon-BC
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea