Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/08/2011

Especialistas discutem segurança nas obras e falhas em estrutura de concreto

SindusCon-SP promoveu o 13° Seminário Tecnologia de Estruturas Projeto e Produção com Foco na Racionalização e Qualidade

Na última quarta-feira (10/08), o WTC Convention Center, localizado em São Paulo, foi palco do 13° Seminário Tecnologia de Estruturas Projeto e Produção com Foco na Racionalização e Qualidade. Realizado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção), a ação teve como objetivo abordar e discutir temas da área de estruturas, como inspeção nos serviços de armação, qualidade das obras, a evolução de projetos e execução e falhas em estruturas de edifícios.

O Seminário contou com a presença de diversos projetistas e consultores da construção civil como Miguel Angel Rodriguez, Arquiteto Técnico pela Escuela Universitaria de Arquitectura de Madrid, que abordou a "Evolução e otimização de projetos e execução de estruturas de edifícios" e Francisco Paulo Graziano, engenheiro civil e professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotecnia da Universidade de São Paulo, que ministrou a palestra "Inspeção nos serviços de armação de estruturas para garantir a qualidade". Graziano abordou a importância do engenheiro na fiscalização e no estudo de uma obra, principalmente na inspeção dos serviços e estruturas. "É preciso entender que antes de empresários, somos engenheiros e sabemos a importância da presença deste profissional no canteiro e em toda etapa de uma obra, para evitar futuros transtornos", afirmou Graziano.

O engenheiro civil, mestre e doutor em engenharia e diretor na PhD Engenharia & Consultoria, Paulo Roberto do Lago Helene, abordou alguns cases de diversas falhas em vigas e estruturas de concreto por meio da palestra "Falhas de execução de estruturas de concreto: principais ocorrências e como evita-las." É preciso um controle e revisão permanente da qualidade e resistência do concreto e do aço", afirmou o porta voz.

O 13° Seminário Tecnologia de Estruturas Projeto e Produção com Foco na Racionalização e Qualidade contou também com Mário Franco, Engenheiro civil e titular do Escritório Técnico Julio Kassoy & Mario Franco, que ministrou a palestra "Projeto Brookfield Malzoni: características e desafios da estrutura e Ricardo Leopoldo e Silva França, professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotecnia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e diretor da França e Associados Engenharia.

O evento foi organizado pelos coordenadores do Grupo de Estruturas do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Luís Lúcio e Jorge Batlouni. Eles realizaram a abertura do evento junto com o presidente da entidade, Sergio Watanabe.

Fonte: Sinduscon-SP

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon PR – Noroete
Sicepot-RS
ADIT Brasil
Sinduscon-Costa de Esmeralda
ASEOPP
APEOP-PR
Ademi – AL
Sinduscon-ES
Sinduscon-PA
Ademi – RJ
Sinduscon-DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea