Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/07/2021

Entidades da construção se unem para discutir relações contratuais no PR

Numa iniciativa inédita, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realiza virtualmente no próximo dia 17/8, das 16h às 18h20, em parceria com quatro entidades associadas no estado do Paraná, a 5ª etapa do Roadshow: formação de preços e relações contratuais da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC). Inscreva-se e participe!

Realizado conjuntamente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Sinduscon-PR/Oeste, Sinduscon-PR/Noroeste e Sinduscon Paraná Norte, o evento contará com dois importantes painéis direcionados às empresas do mercado de Obras Industriais e Corporativas.

O primeiro painel abordará a temática Gestão Compartilhada, com foco no documento Caminhos para viabilizar a continuidade dos contratos impactados pela pandemia, e o segundo sobre Valorização da Engenharia, com base em um case onde a gestão de metodologia é fundamental para o sucesso do projeto.

Durante o roadshow, os participantes terão a oportunidade de acompanhar um debate sobre aspectos dos processos de negociação, das modalidades de contratos, dos processos inovadores de planejamento e gestão e das metodologias atuais de execução de obras.

Novas oportunidades para a construção industrial e corporativa

Apesar das incertezas geradas pela pandemia do novo coronavírus, a indústria da construção vem numa trajetória de crescimento da produção, desde o segundo semestre do ano passado, liderando a criação de vagas no mercado de trabalho no Paraná.

Segundo pesquisa mensal da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), pelo terceiro mês seguido, o industrial do Paraná mantém a confiança nos negócios e na economia em alta. Em junho o índice de confiança chegou a 64,1 pontos.

Para o presidente do Sinduscon-PR, Rodrigo José Zerbeto Assis, se o industrial está mais otimista ele tende a estar mais disposto a fazer novos investimentos em tecnologia, maquinário, expandir os negócios e suas estruturas, o que abre um leque de oportunidades para as empresas que prestam serviços nesta área de construção industrial e corporativa.

O evento, segundo Rodrigo Assis, será “estratégico para debater sobre os principais desafios e dificuldades enfrentadas pelas empresas paranaenses no dia a dia da operação dessa atividade, para pensarmos juntos em soluções e novas ideias para potencializar os negócios e fomentar este segmento da indústria da construção”.

Na mesma linha, o presidente do Sinduscon Paraná Oeste, Ricardo Lora, destaca que “eventos dessa magnitude, que possibilitem subsídios a mais para a correta formação de preços, que gerem entendimento e aprimoramento sobre relações contratuais e permitam a gestão compartilhada em obras industriais e corporativas são sempre bem-vindos e aguardados com imensa ansiedade pela cadeia produtiva da construção local”.

Contratos impactados pela pandemia

Na avaliação do presidente Rodrigo Assis, o documento Caminhos para viabilizar a continuidade dos contratos impactados pela pandemia, que será apresentado durante o evento, é fundamental para orientar as empresas que estão com dificuldades para resolver os problemas que surgiram ou foram agravados neste período de crise econômica e sanitária, como suspensão ou encerramento de contratos, reequilíbrio econômico-financeiro, até por conta da alta abusiva dos preços dos materiais de construção, dentre outras questões recorrentes na relação entre contratantes e contratados.

A iniciativa tem interface com o projeto “Fortalecimento das Empresas de Obras Industriais e Corporativas” da COIC/CBIC, em correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-DF
Sinduscon-AL
Ademi – DF
APEOP-PR
Sinduscon – CO
Sicepot-RS
Sinduscon-SE
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Porto Velho
Sicepot-PR
Sinduscon-PE
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea