Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/05/2015

Entidades da construção civil publicam manifesto a favor da engenharia nacional

Documento aponta principais problemas enfrentados pelo setor e reúne sugestões para contratações mais eficientes da administração pública

Com o objetivo de propor melhorias na Lei de Licitações e preservar os avanços tecnológicos e de competitividade alcançados pelo setor da construção civil, oito entidades de engenharia publicaram nesta terça-feira (12) um manifesto em defesa da profissão. Participam da iniciativa o Instituto de Engenharia (IE-SP), os Clubes de Engenharia do Ceará (CE-CE), do Pará (CE-PA), de Pernambuco (CE-PE) e do Brasil (CE-Brasil), o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) e a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME).

O documento aponta que, entre as principais dificuldades enfrentadas pelos engenheiros, está a falta de planejamento do setor público e a contratação de obras sem estudo de projetos, o que favorece desvios. Nesse contexto, o grupo aponta o projeto de engenharia como instrumento básico para se construir com qualidade, no prazo e no custo adequado. A valorização da etapa de projeto é, segundo as entidades que assinam o manifesto, o "antídoto que o Brasil precisa para evitar desvios e obra mal acabadas".

Além disso, afirma o texto, o Estado como contratante de obras de infraestrutura, sofre com a influência do processo político, "que imprime uma visão de curtíssimo prazo, de olho no calendário eleitoral, incompatível com as necessidades da boa engenharia".

Entre as mudanças propostas para os procedimentos de contratação dos órgãos da administração pública, está o cumprimento das exigências relacionadas aos estudos de planejamento, viabilidade técnica, anteprojetos e projetos básicos e executivos; a liberação de licenças ambientais com antecedência aos projetos; a redução no número de contratações pelo menos preço e por pacotes de obras; e a valorização da competência técnica da engenharia nacional./ Portal PINI web

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PE
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-BC
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-PE
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-DF
Sinduscon-ES
Sindicopes
Sicepot-RS
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscom-SL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea