Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/02/2021

ENIC 2020 discutiu a nova indústria da construção

Dentro da programação do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), aconteceu o painel virtual “Construção & Pandemia – nasce uma nova indústria”. A mediação foi de Ana Claudia Gomes, presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC. “Há uma série de projetos e inciativas de 2020 que devem servir de inspiração para a indústria atuar em 2021”, citou.

Com base nessa premissa, o painel trouxe informações importantes para a envolvimento cada vez maior das empresas em temas relacionados à responsabilidade social.

O painelista Romeo Busarello, vice-presidente de marketing e transformação digital da construtora Tecnisa, falou sobre as mudanças na forma de gerir o negócio, tanto no estilo de liderar, quanto na mudança do analógico para o digital.  “98 % das vendas da Tecnisa são mediadas pelo digital. Ou você é ponto.com ou ponto fora”, concluiu.

Busarello acredita que o mundo demanda um outro estilo de liderança, com outras competências, atitudes e comportamentos.  Para ele, a sigla PCC (Planejamento, Comando e Controle) não existe mais, pois a forma de gestão baseada no “ego”(sistema onde você controla tudo) não vai sobreviver ao “eco” (sistema onde você não controla nada).

O representante da Tecnisa contou que, há alguns anos, contratou uma “professora de masculinidade tóxica” porque entendeu que tinha de tirar do ambiente organizacional da empresa os vieses inconscientes de machismo, “os sexismos”: “É um mundo mais correto, mais justo para todos, o que não é fácil no mundo da Construção, que é um mundo masculino”.

O evento on-line teve a participação da sócia e gerente geral da Edelman, Ana Julião, que apresentou os dados de um recente estudo on-line feito em oitos países, pela Edelman, sobre as marcas em meio à crise sanitária.

“O consumidor espera hoje que as marcas ajudem a sociedade a resolver os problemas”, disse. Julião apontou que houve uma mudança de valores durante a pandemia, onde conceitos como segurança, família e felicidade se tornaram mais importantes.

Para finalizar, o engenheiro Luciano Bonfim, sócio-diretor da Prates Bonfim Engenharia, apresentou algumas das iniciativas tomadas pela sua empresa para mantê-la em funcionamento durante a pandemia, como mudanças de horários e fornecimento de kits de higiene aos funcionários.

Ele acredita que o setor da construção se aproximou do setor público durante a pandemia, através da realização de pequenos reparos sem repasse dos custos e doações de materiais, por exemplo.

O 92º ENIC é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e correalizado por Asbraco-DF, Sinduscon-DF e Ademi-DF. O evento tem como patrocinador silver o Sebrae, como patrocinador platinum Arcelormittal Brasil e Caixa Econômica Federal, e conta com o apoio de Sesi Nacional e Senai Nacional.

Este painel faz parte do projeto “Responsabilidade Socia e a Valorização do Trabalhador”, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-MT
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – SE
Sinduscon-Norte/PR
Ascomig
Sinduscon-SM
Sinduscon Chapecó
AELO
Sinduscon-BA
Sinduscon-JP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea