Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2012

Em SP, 47% dos lançamentos terão selo verde

"Cbic"
11/06/2012 :: Edição 335

 

Folha de S. Paulo/BR 10/06/2012
 

Em SP, 47% dos lançamentos terão selo verde

O edifício comercial Eldorado Business Tower, que obteve certificado Leed de sustentabilidade da ONG Green Building Council, estima ter economizado 30% de energia e conseguido uma redução de 50% na conta de água em 2011.
 Quem repassa esses dados é o CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), que prestou consultoria para o projeto, localizado na avenida das Nações Unidas, zona sudoeste de SP.
 O desempenho é indício de que a aplicação do conceito de sustentabilidade em edificações não tem a ver exatamente com filantropia. A preocupação com o impacto ambiental fez a cabeça de arquitetos -mas a promessa de economia de recursos e a possibilidade de um marketing mais agressivo também determinaram decisões.
 Segundo Anderson Benite, diretor financeiro da CTE, uma construção sustentável pode custar apenas de 2% a 5% mais do que obras de edifícios convencionais.
 Embora outros arquitetos consultados pela Folha  falem de orçamentos até 20% mais caros, o conceito em voga de sustentabilidade acabou determinando novos rumos no mercado de imóveis em São Paulo.
 Somados os lançamentos de 2011 e os que serão feitos até o fim deste ano, 47,2% dos novos imóveis destinados a escritórios e comércio se associam ao perfil verde -consomem menos energia e água e fazem uso de materiais pouco agressivos ao ambiente.
 A estimativa é da consultora de imóveis Cushman & Wakefield, que prevê maior adesão em Curitiba, onde 48,3% dos edifícios comerciais lançados nesse mesmo período terão características similares. Rio de Janeiro vem atrás de São Paulo, com índice equivalente a 40,8%.
 Em números absolutos, no entanto, São Paulo dispara. Com ajuda dos empreendimentos lançados para a Copa, o índice representa 773,5 mil metros quadrados a mais em empreendimentos sustentáveis. Em Curitiba, o número cai para 78,8 mil metros quadrados.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-PR
ASBRACO
Sinduscon-PA
APEOP-PR
Sinduscon-RIO
Sinduscon-JF
AELO
Sinduson – GV
Sinduscon-AM
Sinduscon-MG
Sinduscon Chapecó
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea