Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/11/2021

Eduardo Gianetti recomenda atenção com economia em 2022

O Quintas da CBIC de hoje (04/11) contou com a transmissão de um dos painéis mais emblemáticos do 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (CBIC) – “O Valor do Amanhã”, com o economista, cientista social e autor Eduardo Giannetti. O foco englobou os princípios econômicos, planejamento de vida, aspirações, experiências e aspectos que permeiam a vida de todos.

O Valor do Amanhã é o título de um dos mais célebres livros do especialista. Embora a obra tenha sido publicada originalmente em 2005, fornece subsídios para uma discussão sobre os destinos que o país deve tomar a partir do fim da pandemia.

O debate foi coordenado pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e teve a participação do vice-presidente da instituição José Irenaldo Quintans e do cientista político Leonardo Barreto. Na abertura do painel, Martins ressaltou que a pandemia não intimidou o setor. “Crescemos e fomos resolvendo as circunstâncias ao longo do caminho.”

Gianetti começou sua palestra demonstrando que o ser humano adquiriu a arte de cooptar o tempo e faz isso por meio das trocas intertemporais e entre o passado e o futuro. “Podemos ser credores, o que significa escolher pagar agora e viver depois. Ou devedores, quando aceitamos um custo futuro para disfrutar agora, o que na economia se traduz nos juros”, explicou.

Pós-pandemia

Sobre o mundo e o Brasil no período pós-pandemia, Gianetti disse que há algumas certezas ao lado de uma série de incertezas. Segundo ele, o planeta estará mais endividado, tanto no que se refere aos países quanto às famílias, menos globalizado e mais digitalizado. “O Brasil, no pós-covid, terá que prestar muita atenção ao endividamento público, ainda que a relação entre a dívida do governo e o PIB tenha crescido, mas abaixo do esperado”, recomendou.

Para explicar sobre como a globalização será refreada, ele citou o exemplo da indústria farmacêutica, que tem 85% dos seus ingredientes ativos produzidos por China e Índia, e os problemas de fornecimento de semicondutores, que tem afetado diversas indústrias. Em relação ao digital, o exemplo foi a mudança na forma como os consumidores adquirem bens por meio da internet.

Incertezas

Quanto às incertezas, o economista avaliou que a disputa entre a engenhosidade humana e as novas cepas do coronavírus ainda não está resolvida. “É cedo para se cantar vitória, ainda que, no Brasil, a variante delta não tenha avançado tanto.” Já em relação à economia, Gianetti se mostrou ainda mais pessimista. “O Brasil vem em uma recuperação cíclica, com crescimento de 5% em 2021. No entanto, esse desempenho não pode ser extrapolado para o futuro.”

Gianetti disse não descartar uma guinada fiscal populista do governo nas vésperas da eleição de 2022. “Não acho que está contratado, mas o cenário exige atenção. Vamos ter um ano cheio de emoções, com ameaça de inflação e aumento dos juros. O quadro inspira cuidados”, pontuou.

Assista na íntegra!

O painel teve interface com o projeto “Ética em Tempos de Crise” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com correalização do Sesi Nacional.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PA
Sinduscon-SF
Sinduscon-Brusque
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-PE
Sinduscon-PB
Ademi – PR
SINDICIG
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-MS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea