Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/05/2014

Economia fraca já respinga nas construtoras menores

"Cbic"
20/05/2014

DCI – Comércio, Indústria e Serviços

Economia fraca já respinga nas construtoras menores

SÃO PAULO

A inflação em alta, a maior dificuldade em conseguir crédito, a incerteza política e o aumento dos custos para construção civil acenam para um período de desafios no setor. O cenário é ainda pior entre as micro, pequenas e médias empresas que precisam focar em reestruturação e sair da informalidade para não fechar.

"Hoje, cerca de 80% das construtoras são consideradas pequenas e médias, mas há uma perspectiva de que ao menos 10% delas precisem fechar suas portas", previu o professor de macroeconomia da Universidade Brasília (UnB) Cláudio Rotto.

Para driblar esse problema, o presidente do Sindicato da Construção de São Paulo (Sinduscon SP), Sérgio Watanabe, aposta na terceirização, já que as grandes companhias passam aos pequenos empreiteiros serviços como pintura, assentamento de pisos e outras funções. "Mas essas empresas precisam passar por capacitação jurídica e legal."

A capacitação foi a saída encontrada pela pequena empresa goiana Laranjeira Construtora. "Em 2012, nos reestruturamos. O gasto foi de R$ 200 mil, e resultou em crescimento de 25% ao ano", diz o presidente José Sérgio Leite. A empresa já fechou contratos com a MRV, PDG e Gafisa.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SM
Abrainc
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Joinville
ASBRACO
Sinduscon-Brusque
Sinduscom-SL
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Ademi – SE
APEOP-SP
Sinduscon-SF
APEOP-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea