Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/11/2014

Drones são os novos aliados da construção civil

"Cbic"
19/11/2014

Gazeta do Povo

Drones são os novos aliados da construção civil

Pequenos e ágeis, os drones já são usados para monitorar o trânsito, captar imagens aéreas e até entregar pizzas. Agora, também caíram nas graças da construção civil. As imagens aéreas capturadas pelos vants (veículos aéreos não tripulados) estão ajudando as construtoras no acompanhamento das obras e nas vendas para os clientes.

Uma das principais vantagens da utilização dos drones está no seu impacto como estratégia de venda, já que permite ao comprador ter uma visão global e mais realista do empreendimento e do entorno, principalmente daqueles comercializados na planta ou em fase de obras.  Antes, trabalhávamos o produto somente com as imagens de perspectiva e da planta baixa e com o tour virtual. Com o drone, mostramos a região e até a vista que o cliente terá da sua sacada , conta Leonardo Pissetti, diretor de incorporações da Swell Construções e Incorporações.

Antônio More /Gazeta do Povo

Ampliar imagem

Outro atrativo é a possibilidade de o cliente poder acompanhar o desenvolvimento da construção a distância, sem a necessidade de ir até o canteiro, como lembra o diretor de urbanismo, incorporação e engenharia da Paysage Empreendimentos, Anibal Barbosa Mendes.  Fazemos os sobrevoos de acordo com a evolução da obra e disponibilizamos as imagens no site para que os clientes possam acompanhá-la. Isso transmite confiança ao comprador sobre a qualidade do que está sendo executado , explica.

Embora o uso dos drones no setor ainda seja tímido, a iniciativa de algumas empresas demonstra a a contribuição que a tecnologia pode trazer para a melhoria da qualidade dos empreendimentos, avalia José Eugenio Gizzi, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR).  Ter um conhecimento melhor sobre a área onde a obra será implantada auxilia no planejamento, reduzindo os aspectos imprevisíveis e aumentando a produtividade.

Incorporação

 Além das vendas, o uso da tecnologia também auxilia os processos internos das empresas. Pissetti conta que a possibilidade de verificar a área e o entorno por meio das imagens aéreas ajuda na tomada de decisões sobre a compra do terreno e a definição do projeto.  Ele permite, por exemplo, analisar a incidência solar em diferentes horários. Com isso, podemos estudar a melhor implantação , diz.

O valor para a contratação do serviço  que gira entre R$ 700 e R$ 1 mil  é considerado baixo pelas construtoras comparado aos benefícios que as imagens podem trazer para o negócio.  Contratar um fotógrafo, por exemplo, teria um custo muito próximo, mas ele não consegue captar esta visualização mais ampla que o drone oferece, e que pode ser decisiva para a venda. Isso pode tornar o custo do uso insignificante , afirma Amanda Medeiros, coordenadora de marketing da VCG Empreendimentos.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PR
Sinduscon-MS
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-PE
SINDICIG
Sinduscon – Norte
Ademi – SE
Sinduscon-TO
APEOP-SP
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduson – GV
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea