Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/08/2015

DNCS São Leopoldo/RS – Dia Nacional da Construção Social reúne neste sábado trabalhadores da construção e do mobiliário

O evento acontece em Sapucaia do Sul e estará beneficiando mais de 1300 pessoas, com atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer

""O setor da construção está realizando neste sábado (22/08), em 34 localidades do País, a 9ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (SINDUSCOM-SL), juntamente com o SESI, conta com aproximadamente 960 pessoas, desde o início do evento até o momento (12h30min), contabilizando 2.741 atendimentos. As atividades ocorrem no Centro de Atividades do SESI, Av. Lúcio Bittencourt, nº 1080, em Sapucaia do Sul. A previsão é que o número supere a expectativa inicial de 1.300 pessoas.  A estimativa é que sejam realizados 16 mil atendimentos em diversos serviços, todos gratuitos, nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.        

Para facilitar o acesso, durante todo o dia, a cada meia hora, estão circulando ônibus com acesso gratuito, para transportar os participantes da estação do trem Sapucaia do Sul até o local do evento. A abertura oficial do DNCS será às 13h e contará com a presença de autoridades estaduais, regionais e municipais.

A cada edição, um assunto serve de incentivo para o trabalho de mobilização. Neste ano, o tema escolhido foi: “Quer mudar o mundo? Mãos à obra!”. A ideia é colocar o jovem como protagonista das mudanças sociais e a indústria da construção como um caminho para transformar a realidade por meio do trabalho. Para o presidente do SINDUSCOM-SL, engenheiro Julio Cezar Steffen, o evento visa “despertar no jovem o interesse pelas oportunidades de inserção no mercado da Construção Civil, ao mesmo tempo em que estimula e valoriza a interação com os trabalhadores e seus familiares”.       

Segundo o presidente da entidade, o Dia Nacional da Construção Social, além de festivo, é um momento de comemoração e uma lição de plena cidadania. “O projeto transformou-se no mais importante evento na área da responsabilidade social empresarial no setor da Construção Civil brasileiro e o SINDUSCOM-SL está 100% envolvido nesta atividade, que beneficia diretamente os trabalhadores da construção e do mobiliário da região”, enfatiza Steffen.

A programação está oportunizando um dia especial para os trabalhadores e seus familiares, que estão acessando serviços diversos como a confecção da Carteira de Trabalho; informações sobre FGTS; inscrições para cursos; orientações à saúde bucal e nutricional; exames de glicose; verificação de pressão arterial; jogos e cidade dos brinquedos; corte de cabelo e maquiagem; oficinas de leitura e desenho; artesanato; oficinas da construção civil e esportivas; informações sobre Financiamento Habitacional; atrações culturais, além da distribuição de lanches e brindes, entre outras atividades.

Maura Hoffmann, do município de Canoas, possui familiares, que trabalham na área da construção, e está muito satisfeita com a iniciativa. "Os meus filhos Rafael e Mauro são pedreiros e acompanho de perto o setor. Estou participando pela primeira vez e achei a ideia ótima, com serviços variados em diversas áreas. Estamos usufruindo muito em família", afirmou Maura, que aproveitou para cortar os cabelos. O neto Luiz Eduardo Donel, de 5 anos, que veio aproveitar o dia com a mãe Bianca, está circulando por tudo e gostou de ver os animais empalhados e de pintar em companhia do amigo Jean. Para Janete Bastos, de Esteio, a programação está a cada ano melhor. O marido Gilberto de Oliveira, que trabalha na empresa Votoran Cimentos, também gosta muito de participar anualmente do evento. "No momento ele está trabalhando, mas virá à tarde para desfrutar dos serviços e confraternizar com os colegas de profissão", destaca Janete.

A promoção do DNCS é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), sendo que a realização está a cargo do SINDUSCOM-SL e do SESI, bem como da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Rio Grande do Sul; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Esteio, São Sebastião do Caí, Sapiranga e de São Leopoldo, além de contar com a parceria da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul; SENAI; Caixa; Banco de Alimentos Vale do Sinos; BRICSCAD; Instituto Embelleze; CDL Esteio; Projeto Mulher em Construção; Unisinos e empresas associadas e filiadas à entidade.  

Fonte: Sinduscon-SL

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
SECOVI-GO
Ademi – ES
Sinduscon-BC
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-MG
Sinduscon-RN
Sinduscon-MA
Sindicopes
Sinduscon-Norte/PR
Abrainc
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea