AGÊNCIA CBIC
''Direto da Redação'': Cimento, metais, louças sanitárias e tintas têm destaque nas vendas
10/03/2015 |
DCI Online – 10 de março ''Direto da Redação'': Cimento, metais, louças sanitárias e tintas têm destaque nas vendas No segmento de varejo voltado aos materiais de construção, empresas veem primeiro bimestre igual ao mesmo período de 2014 No desempenho das empresas do varejo de material de construção deste começo de ano, alguns produtos tiveram destaque e chamaram a atenção, além das caixas d'água, que passaram a ser investimento para armazenar água em tempos de crise hídrica. Com relação ao período de janeiro a fevereiro deste ano, estudo mensal do Instituto de Pesquisas da Universidade Anamaco com o apoio da Abrafati, Instituto Crisotila Brasil, Anfacer, Afeal e Siamfesp, aponta que a venda de cimento foi a do segmento que mais cresceu no bimestre (4,5%), seguida pela de louças e por metais sanitários (4%), além de tintas (3%), e de revestimentos cerâmicos (2,5%). O levantamento ouviu 530 lojistas das cinco regiões do País entre os dias 24 a 27 de fevereiro e a margem de erro é de 4,3%. Na análise, o desempenho do mês de fevereiro teria ficado 6% abaixo do registrado em janeiro e, na comparação com fevereiro de 2014, a retração teria sido de 2%. Segundo o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, apesar da economia apontar para a desaceleração, o setor costuma ver mais além e busca enxergar oportunidades, tanto que os lojistas estão otimistas para recuperar parte das vendas já no mês de março. A previsão envolve a percepção de que normalmente nos primeiros meses do ano o brasileiro aparece mais endividado, por conta de gastos com férias, pagamento de IPTU e IPVA, material escolar, entre outros. Outro indicador de que o comércio mantém a perspectiva de melhor envolve a realização da de dois dos principais eventos do setor na América Latina – a Revestir (de 03 a 06 de março no Expo Transamérica) e a Feicon Batimat (de 10 a 14 de março no Anhembi) que, juntas devem movimentar mais de R$ 600 milhões em negócios entre as indústrias e os comerciantes. |
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