Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/08/2011

Dilma: 'não vamos enfrentar crise com recessão'

"Cbic"
12/08/2011 :: Edição 156

 

Jornal O Globo/BR 12/08/2011
 

Dilma: 'não vamos enfrentar crise com recessão'

TREMOR GLOBAL: Presidente adota tática de Lula e aproveita inaugurações para falar sobre turbulência externa
 No mesmo tom, ministra do Planejamento diz que governo federal não vai pisar no freio dos investimentos 
 
A presidente Dilma Rousseff garantiu ontem que o governo não adotará medidas recessivas para enfrentar efeitos da crise econômica global. Ao contrário, repetirá a estratégia da primeira fase da turbulência, em 2008/2009, e incentivará investimentos em novos projetos e na produção e na geração de emprego e renda. Dilma está preocupada com o cenário global e, repetindo a técnica do ex-presidente Lula, com o qual se encontrara na véspera, mencionou a crise em três oportunidades ao longo do dia de inaugurações e vistorias no Ceará. Segundo ela, trata-se de uma "fala de otimismo".
 – Hoje estamos mais fortes para enfrentar a crise. Não vamos enfrentar a crise com recessão. Vamos enfrentar a crise com mais projetos como este do complexo industrial e siderúrgico do Pecém. Vamos nos defender gerando emprego, assegurando renda e defendendo nosso mercado interno – disse.
 A construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a implantação de equipamentos de modernização e ampliação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – que Dilma visitou ontem, ao lado do governador Cid Gomes – foram citados pela presidente como empreendimentos importantes para o país se esquivar da crise.
 A presidente lembrou que o Brasil está muito mais sólido. Citou que as reservas internacionais, que somavam menos de US0 bilhões em setembro de 2008, quando a crise foi deflagrada, hoje ultrapassam US0 bilhões. E acrescentou que há mais de R0 bilhões em depósitos compulsórios no Banco Central (BC), que podem ser usados para garantir o fluxo de recursos no sistema financeiro.
 A crise internacional, que já havia sido mencionada na entrevista às rádios locais, também ocupou parte do discurso de Dilma na inauguração da Policlínica Regional de Pacajus. A presidente disse ao público presente que gostaria de "dar duas palavras" sobre a crise:
 – Mais uma vez existe uma crise nos outros países. Eu queria deixar claro para vocês que o Brasil está forte o suficiente para enfrentar a crise. Não vamos parar de trabalhar. Vamos continuar fazendo todos os programas, como o Minha Casa Minha Vida 2, que vai construir dois milhões de moradias.
 Na mesma linha, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse ontem que o governo não pisará no freio dos investimentos por causa das crise econômica que atinge a Europa e os EUA.
 – Mostramos em 2008 que não vamos pisar no freio. Mas vamos fazer isso com responsabilidade – disse a ministra, após participar do Encontro Nacional da Indústria da Construção, em São Paulo. – Mesmo com o corte de R bilhões no Orçamento no início do ano, preservamos recursos para o PAC e investimentos sociais
 Agência japonesa aumenta 'rating' do Brasil
 Já o Ministério da Fazenda informou ontem que a agência de classificação de risco japonesa R&I Japan elevou a nota brasileira de BBB- para BBB, o segundo degrau do chamado grau de investimento. Segundo a Fazenda, isso se deveu ao mercado interno forte. Em Buenos Aires, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que estará na reunião de ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais da União de Nações Sul-americanas (Unasul), disse que um dos objetivos do encontro é criar mecanismos que deem proteção financeira aos países da região.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PA
SINDICIG
Sinduscon – Lagos
Sinduscom-VT
Ademi – AL
Sinduscon-AP
SECOVI- PB
Sinduscon – Norte
Sinduscon-JF
Sinduscon-JP
Sinduscon-RO
Sinduscon-PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea