Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/11/2020

Cron Engenharia dá exemplo de ação social em meio à Covid-19

Em meio a uma das crises mais graves de saúde mundial dos últimos tempos, a construtora associada ao Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do (Sinduscon-PR), CRON Engenharia, transformou o problema numa ação social para proteção e melhoria de renda dos seus trabalhadores. A construção civil, como setor essencial, continuou trabalhando mesmo em meio à pandemia. As empresas tomaram todos os cuidados e medidas para prevenir que o vírus se espalhe e prejudique, em especial, seus trabalhadores.

“Não podemos deixar de proteger nossos funcionários, pessoas que estão contribuindo para o desenvolvimento do País, mas que estão frente a frente com a pandemia. Por isso, nós do Sinduscon-PR, criamos uma cartilha com recomendações para o trabalho no canteiro de obras, atendendo às exigências do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, com medidas de prevenção ao coronavírus”, ressalta o presidente da entidade, Rodrigo José Assis.

Um dos itens indispensáveis para proteção dos trabalhadores é a máscara cirúrgica. A demanda aumentou consideravelmente, estando inclusive em falta no mercado. “Diante da situação e buscando não dificultar ainda mais a disponibilidade do material, decidimos mobilizar as costureiras: esposas, parentes dos nossos trabalhadores, para a confecção das máscaras. A ideia é concentrar toda a produção no uso dos próprios trabalhadores e o excedente direcionar a hospitais e locais que tenham necessidade”, explica Luciano Freitas, um dos sócios da empresa. Segundo ele, a CRON Engenharia conta hoje com 500 funcionários atuando nas obras.

Em apenas dois dias a ideia se tornou um grande projeto, mobilizando sete costureiras trabalhando em pleno vapor. “O processo em si é muito rápido. Cada costureira consegue produzir uma média de 200 unidades por dia. No dia 06 de abril recebemos um lote com 3 mil máscaras. Nossos trabalhadores já estão usando e a nossa expectativa é chegarmos a 40 mil”, celebra o sócio da CRON.

A ação é um exemplo de como é possível repensar diante da crise e transformar em algo positivo. “Mais do que só proteger nossos trabalhadores, a ideia nos trouxe uma possibilidade muito maior, a de também poder complementar a renda deles. É uma forma de colaborar e mostrar o nosso cuidado com cada um que, de certa maneira, está mais exposto ao vírus”, afirma.

A matéria tem interface com o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia da Covid-19 e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-SP
Sinduscon-AP
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-GO
Sinduscon Sul – MT
ASSECOB
Sinduscon-AL
Sinduscon-Vale do Itapocu
ADIT Brasil
Ademi – RJ
Ademi – GO
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea