Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/04/2015

Crise das construtoras é ameaça

"Cbic"
28/04/2015

Correio Braziliense

Crise das construtoras é ameaça

SIMONE KAFRUNI

Com as grandes construtoras envolvidas na Operação Lava-Jato, que investiga corrupção na Petrobras, e as pequenas empresas ainda sem condições de participarem de projetos de infraestrutura, que demandam investimentos bilionários, a saída para as concessões de aeroportos e rodovias prometidas pelo governo pode ser as Parcerias Público Privadas (PPPs). Segundo o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Cláudio Puty, a presidente Dilma Rousseff está disposta a apostar no modelo, sobretudo pelo contexto de ajuste fiscal e de menos recursos disponíveis.

"Independentemente do que o processo judicial (da Lava-Jato) vá criar, o setor (da construção civil) está se reorganizando. Além disso, temos os chineses para negociar", afirmou o secretário, reconhecendo que há um esgotamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como fonte de financiamento. "Por isso, esperamos a sinalização para a criação de mecanismos como as PPPs para atrair, por exemplo, recursos dos fundos de pensão", disse.

Puty destacou ainda que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está disposto a financiar projetos. "Foi criada uma nova instituição no BID, e o Brasil teve papel importante, só para o financiamento do setor privado. Nosso foco são as PPPs", frisou. Para o presidente da Câmara Brasileira da Construção (Cbic), José Carlos Martins, o país terá que passar por uma revolução cultural para deslanchar os investimentos em infraestrutura. (SK)


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AELO
Sinduscom-NH
Aconvap
Sinduscon Sul – MT
Ademi – DF
Sinduscon-Joinville
Sinduscom-VT
Sinduscon – Vale
Sinduscon-PE
Sicepot-RS
Assilcon
SINDUSCON SUL CATARINENSE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea