Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/03/2023

Criado por brasileira, tijolo reduzirá impacto ambiental na construção

A engenheira brasileira Gabriela Medero criou o K-Briq, um tipo de tijolo sustentável e menos poluente. Nova aposta para a redução de impacto ambiental na construção civil, o produto gera menos de um décimo das emissões de carbono em sua fabricação, quando comparado ao tijolo comum.

Além de dispensar a queima da argila, 90% da composição do tijolo é feita com resíduos de construção.

O tijolo sustentável também oferece melhores propriedades de isolamento que a do barro e pode ser produzido em qualquer cor.

Outra boa notícia é que o tijolo sustentável poderá ser comercializado por meio da startup Kenoteq. Fundada pela engenheira brasileira, professora de engenharia na Universidade Heriot-Watt de Edimburgo, na Escócia, em parceria com o engenheiro Sam Chapman, a empresa recebeu um fundo de investimento da Zero Waste Scotland, desenvolvido para estimular iniciativas de economia circular na Europa.

Além de economizar energia no processo de fabricação, a empresa contribui para a redução da emissão de carbono ao produzir o produto localmente. O tijolo é feito em um centro de reciclagem em Edimburgo, diminuindo a necessidade de transporte durante o seu processo.

Para o desenvolvimento do K-Brig, Gabriela Medero dedicou mais de 10 anos de pesquisa na área de materiais de construção.

(Com informações da Revista Casa Vogue)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
ANEOR
Sinduscon-PR
Sinduscon-PB
Sinduscon-MS
Sinduscon-MT
Sinduscom-SL
Sinduscon-RS
Sinduscon-Joinville
Ademi – PE
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea