Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/04/2012

Crea quer debater temas regionais

"Cbic"
11/04/2012 :: Edição 295

 

Gazeta do Povo/BR 11/04/2012
 

Crea quer debater temas regionais

Começa a vigorar programa que pretende usar o conhecimento dos profissionais ligados ao conselho para nortear ações do poder público
 
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) está colocando em prática a partir de hoje o projeto Agenda Parlamentar 2012, que tem como objetivo levar aos deputados estaduais as prioridades de cada região do estado. As propostas são organizadas por meio de representantes de 85 entidades de classe, que formam um colegiado com dois mil profissionais. A intenção é usar o conhecimento técnico dos profissionais paranaenses das áreas tecnológicas para colaborar com a gestão pública e poder influenciar no uso de recursos. Por meio de reuniões e encontros, com igrejas, corpo de bombeiros, escolas e outros representantes da sociedade, vamos conseguindo delinear quais são os grandes temas que importam a cada região e às cidades, comenta o presidente do Crea-PR, Joel Krüger.
De acordo com ele, os temas que são recorrentes em todo o estado e que precisam de um olhar mais apurado das autoridades são os relacionados ao destino dos resíduos, estrutura de saneamento básico, mobilidade urbana e manutenção predial. A gente repara que o que parece com bastante ênfase é a necessidade de uma legislação mais específica, nos municípios, que exijam vistorias e planejamento mais apurado nessas áreas, explica.
 
Histórico
 
O plano de aproximar profissionais da área de engenharia e políticos, que definem o uso de recursos no estado, começou em 2009. Em 2011, o projeto adquiriu um formato de abrangência estadual. A meta foi desenvolver 32 Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional, diagnósticos práticos apresentados aos gestores, compatíveis com a realidade da região.
A proposta para 2012 é mais ampla e orbita em torno da implantação de estudos da mesma natureza, mas para cada município do Paraná. A intenção é apresentar uma visão mais complexa e direcionada. Elaboraremos diagnósticos das cidades. Estas propostas serão entregues aos gestores públicos municipais, lideranças partidárias, candidatos a prefeito e vereador, explica o presidente do Crea. Neste ano eleitoral, aproveitaremos para entregar aos novos representantes da sociedade propostas com foco no desenvolvimento das cidades, para serem incluídas nos planos de governo dos partidos políticos e futuramente incorporadas aos planos plurianuais dos municípios, acrescenta.
 
Suporte técnico
 
Uma novidade no trabalho da Agenda Parlamentar de 2012 é o suporte fornecido ao trabalho pelas câmaras técnicas, instituídas pelo Crea para colaborar com o aprimoramento das propostas apresentadas. Contaremos com o apoio de autoridades paranaenses em áreas como saneamento, resíduos e transporte, entre outros, de forma a apresentar um conteúdo completo e que forneça ao gestor informações sobre a realidade do estado, suas carências, e como fazer para suprir estas demandas, diz Krüger.
Nesta quarta-feira, estão programadas visitas aos gabinetes dos deputados e também a participação e pronunciamento do presidente do Crea no plenário da Assembleia, às 14 horas.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SM
Sinduscon-JF
Sinduscon-Caxias
Ademi – DF
Ascomig
Sinduscon-PB
APEOP-SP
Sindicopes
ADIT Brasil
Sinduscon-AM
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Oeste/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea