Logo da CBIC

Agencia CBIC

18/05/2020

Covid-19: Setor busca alternativas para gerenciar os impactos do Coronavírus

O impacto do novo coronavírus na construção civil motivou modificações emergenciais no setor. Seguindo as premissas das entidades de saúde e dentro da orientação da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), o Sindicato da Construção Civil do Oeste de Santa Catarina (Sinduscon/Oeste) está promovendo ações para prevenção da pandemia com orientação às empresas associadas quanto aos procedimentos a serem tomados no ambiente de trabalho .

Foi desenvolvido um plano de contingência contendo uma série de ações de saúde e segurança do trabalho para as empresas. O Sinduscon/Oeste criou uma cartilha contendo 25 procedimentos prioritários, que foram distribuídos aos associados. No período de quarentena foram realizadas diversas reuniões online com profissionais da segurança, gestores de RH e empresários para debates e orientações dos procedimentos.

Com objetivo de intensificar as questões com os cuidados nos canteiros de obras,  o Sinduscon/Oeste por meio da Assessoria de Segurança no Trabalho, feito pela Engª Ana Andréia Miglioranza Strasburgger formulou um documento que traz os procedimentos a serem tomados em casos confirmados de Covid 19.
A ideia do documento é apresentar uma propostas de como agir na identificação de trabalhadores com suspeitas de Covid-19. “A intensão é orientar e informar como proceder diante de uma situação que exige cuidados. Primeiro precisamos entender e mapear as ações tomadas dentro e fora das empresas pelos funcionários. A partir daí monitoramos os cuidados que  devem ser tomados diariamente dentro e fora dos canteiros de obras, pois ações de prevenção são extremamente importantes para que não haja infectados”, destaca Ana Andréia.

Também foi criada a campanha ‘Abril Verde’ como parte integrante do plano de contingência, dando destaque às medidas de prevenção. O Sinduscon/Oeste junto como sindicato laboral elaborou uma faixa para ser inserida nas obras com a seguinte frase: “Esta obra cumpre com as medidas de prevenção e proteção ao coronavírus conforme ofícios circular SEI nº 1088/20 e 1247/20 do ME”.

O público alvo do plano são empregadores e empregados das 87 empresas associadas ao Sinduscon/Oeste. Ana Andréia explica, ainda, que a continuidade das ações preventivas do plano de contingência está prevista até o término do decreto de calamidade pública em 31 de dezembro de 2020.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda de la construcción

septiembre/2021

Filtrar eventos

lun

mar

mie

jue

vie

sab

dom

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

09sepallday05octalldayCurso ESG na prática: o novo protagonismo sustentável das organizações.(Todo el dia) formato híbrido

Socios y Entidades Confederadas

Socios

 
Sinduscon-PB
ASBRACO
SECOVI- PB
Sinduscon-Vale do Itapocu
APEOP-SP
ASSECOB
Sinduscon-RS
Sinduscon-PE
Sinduscon-AM
Sinduscon-SM
Sinduscon – Lagos
Sinduscon Sul – MT
 

Marque aquí y consulte a nuestros socios

Entidades Confederadas

 
CICA
CNI
FIIC
 
X