Logo da CBIC

Agencia CBIC

01/06/2020

Covid-19: Seconci-MG produz vídeo com medidas de prevenção

Embora a pandemia de Covid-19 tenha paralisado diversas atividades pelo país, a construção civil mineira continua trabalhando intensamente, seguindo as orientações de prevenção ao novo coronavírus. Medidas sanitárias mais rígidas e vistorias às obras com o objetivo de prevenir a propagação do vírus estão sendo realizadas pelo Serviço Social da Indústria da Construção de Minas Gerais (Seconci-MG). A entidade disponibilizou um vídeo com orientações sobre como se proteger da contaminação pelo novo coronavírus, especialmente no canteiro de obras.

A coordenadora médica do Seconci-MG, Ana Lucia Elias de Almeida, explicou o objetivo do vídeo. “A pandemia está gerando muitas dúvidas de como nos protegermos e, também, de como evitar o contágio. Informações incorretas geram medo e não resolvem o problema, podendo mesmo agravá-lo. Por isso produzimos esse vídeo explicativo para ser compartilhado com os trabalhares do setor”, destacou.

Assista o vídeo:

Em Belo Horizonte, com aproximadamente 40 mil postos de trabalho diretos e indiretos, o setor teve somente interrupções pontuais em suas atividades. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), aproximadamente 73% das empresas associadas à entidade operam com mais de 50% de sua capacidade. Nos 550 municípios de abrangência do sindicato, são cerca de 250 canteiros de obras em atividade.

O segmento tem conseguido manter a normalidade, na medida do possível, e não teve demissões em massa, grandes perdas financeiras ou cortes substanciais em investimentos. Pesquisa do Sinduscon-MG, realizada com as construtoras associadas à entidade, aponta que 76,7% não realizaram demissões no período de pandemia. A situação seria bem diferente, no entanto, se as atividades fossem interrompidas.

Para seguir funcionando, o setor adotou uma série de medidas que alteram a rotina de trabalho, com afastamentos de funcionários do grupo de risco, concessão de férias coletivas, flexibilização da jornada e adoção do home office.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda de la construcción

julio/2020

Filtrar eventos

lun

mar

mie

jue

vie

sab

dom

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

No hay eventos

Socios y Entidades Confederadas

Socios

 
Sinduscon-SE
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ADIT Brasil
Sinduscon-AM
Sinduscon-BNU
APEMEC
Sinduscon-BA
Sinduscon-Extremo Oeste
Sinduscon-DF
Sinduscon-Rio Grande
Sinduscon-RR
Ademi – RJ
 

Marque aquí y consulte a nuestros socios

Entidades Confederadas

 
CICA
CNI
FIIC
 
X