Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/03/2014

Consumidor está disposto a pagar mais por tecnologia, diz CBIC

"Cbic"
24/03/2014

O Povo – Ceará

Consumidor está disposto a pagar mais por tecnologia, diz CBIC

Imóvel 

 Pesquisa mostra que consumidor está disposto a pagar por tecnologias que resultem em maior economia, segurança, conforto e sustentabilidade

Pesquisa inédita realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e coordenada pelo Instituto Sensus diz que o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente sobre as inovações na construção e disposto a pagar mais por tecnologias que resultem em maior economia, segurança, conforto e sustentabilidade ambiental.

O levantamento, realizado em 23 Estados e no Distrito Federal, ouviu 1.123 pessoas no período de 11 a 15 de maio de 2013. De forma espontânea, os entrevistados apontaram os itens economia (30,2%), segurança (16,3%), conforto (4,9%) e ecológico (com 4,1%) como os diferenciais mais buscados em um imóvel.

Na pesquisa induzida, o item que mais pesa na escolha são os que garantem economia de energia (21,4%), alarme elétrico (12,7%), economia de água (12,1%), teto solar para geração de energia (8,5%) e monitoramento por câmera (7,5%).

Para Paulo Simão, presidente da Cbic, a pesquisa mostra que há mercado para que as construtoras aumentem o investimento em tecnologia durante a construção. "Com mais investimento e com ganho de escala, essas novas tecnologias terão seu custo reduzido e poderão chegar a um público muito maior", afirma o presidente.

Pressão por custo

De acordo com Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Sindicato da habitação de São Paulo (Secovi-SP), a predisposição de o cliente pagar até 10% mais no imóvel para ter as tecnologias sustentáveis é um dado que surpreende. "Sentimos uma pressão muito grande por custo. Apesar de as pessoas gostarem, o foco não é esse", diz.

Vitor Marques, gerente de marketing da Marques Construtora empresa com projetos mais voltados para famílias com renda entre R$ 5.000 e R$ 7.000 diz que boa parte dessas tecnologias não encarecem a obra.

"Qualquer redução de consumo é importante. São coisas simples, como medição individual de água e de gás, e que chegam a representar até 30% do valor do condomínio", avalia.

Os resultados da pesquisa estão sendo apresentados semana passada na Feicon (salão internacional da construção), e a expectativa da Cbic é sensibilizar empresas e governo para o emprego de recursos sustentáveis na construção civil. (da Folhapress )

Serviço 

 NBR 15575 estabelece parâmetros para as construções 

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SE
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
SECOVI- PB
Sinduscon-RN
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-RS
Sinduscon – CO
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-BNU
Sinduscon-AL
Sinduscon – Norte
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea