Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/07/2014

Construtores cearenses buscam novas tecnologias

"Cbic"
22/07/2014

Diário do Nordeste

Construtores cearenses buscam novas tecnologias

A missão empresarial da Coopercon-CE conta com 19 construtores FOTO: EGÍDIO SERPA

Takekawa (Japão).  Depois de 28 horas de voo e mais três horas de viagem de ônibus até aqui, além de seis horas de espera por conexões em São Paulo e Dubai, a Missão Empresarial da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon-CE) chegou ontem, às 22h30min (10h30min em Fortaleza) a esta cidade da província de Shizuoka, na região central do Japão. Os 19 integrantes do grupo estão hospedados no Grand Hotel Kakegawa.

Hoje, 22, às 9h30min (21h30min de ontem em Fortaleza), a missão começa a cumprir sua programação técnica. Ela se integrará à programação organizada pela Melbourne University, que anualmente organiza missões de empresários, técnicos, cientistas e professores que vêm aqui para conhecer o ZEMCH (Zero Energia e Customização em Massa). O grupo deste ano tem 44 participantes. Além dos 19 brasileiros da Coopercon-CE, há 12 da Coreia do Sul, 11 da Austrália, dois do Japão, um da Nova Zelândia e mais um da Inglaterra.

A programação começará com visita à Sekisui House Ltd, que, em uma linha de produção automatizada, produz estruturas e formas de aço utilizadas na construção, em escala, de residências pré-moldadas. Está prevista também a visita aos salões de exposição de produtos da empresa, onde o grupo almoçará.

À tarde, os construtores cearenses se deslocarão de ônibus, para Toyoashi, na província de Aichi. A cidade tem cerca de 400 mil habitantes e muitas escolas, uma das quais ensina o português com professores brasileiros, que formam aqui uma grande colônia. Há em Toyashi vários restaurantes de comida brasileira. Detalhe: vêm do Brasil 90% do suco de laranja consumido no Japão.

Em 3D 

 A comitiva da Coopercon, que ficará hospedada no Toyashi Loisir Hotel, visitará amanhã, às 10 horas, a Sekisui Chemical, empresa especializada na construção integrada de residências. O foco da visita será a linha de montagem modular em 3D da Sekisui e seus sistemas de madeira e unidades de aço. Às 14 horas, a visita será à Misawa Homes Co. Ltd, em Konan, cujos painéis funcionais serão apresentados ao grupo. Após a visita, a missão tomará o rumo de Osaka, terceira mais populosa cidade japonesa, com 8,8 milhões de habitantes. Em 2008, a província de Osaka respondia por 12,5% da economia do Japão. A chegada está prevista para as 18 horas e a hospedagem será no Hotel Nikko.

Na quinta-feira,24, a Missão da Coopercon visitará o Showroom Osaka – grande feira de materiais de construção. Lá, a visita será concentrada na área onde estão expostos o sistema de banheiro modular, os equipamentos de cozinha e os revestimentos de paredes e pisos. Em seguida, haverá visita ao templo budista Todai-ji, após o que o grupo visitará a empresa Daiwa House Industry, onde conhecerá itens de conforto e segurança utilizados na construção de casas pré-fabricadas e, ainda, as tecnologias ambientais dos projetos.

Na sexta-feira, 25, os construtores associados da Coopercon visitarão a Sekisui Houve para conhecer o desenvolvimento de projetos, ouvir explicações sobre temas ambientais e debater sobre a estrutura. Depois, em Kyoto, haverá visita ao Kinkaku-ji, um tempo budista folheado a ouro, patrimônio da Unesco. Está prevista ainda visita a outro templo budista – o Kyomizu-dera, também patrimônio da Unesco. No sábado, 26, todo o dia será de viagem para Tóquio e desta para Seul, na Coreia do Sul, e Brisbane, na Austrália.

Egídio Serpa* 

 Colunista

*O jornalista viajou a convite da Coopercon-CE  



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-RO
Sinduscon-JP
Sinduscon-RR
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-BNU
Ademi – MA
ASSECOB
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-AM
SECOVI-SP
Aconvap
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea