Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/04/2015

Construtoras buscam alternativas ao Minha Casa

"Cbic"
08/04/2015

Folha.com – 08 de abril

Construtoras buscam alternativas ao Minha Casa

O atraso nos pagamentos do Minha Casa Minha Vida e o teto dos preços de comercialização dos imóveis do programa estão fazendo com que construtoras procurem alternativas.

A gaúcha Sul Empreendimentos Imobiliários, por exemplo, passou a investir no setor hoteleiro.

"Construímos 350 unidades sozinhos e outras 800 em parceria com outra empresa, mas agora estamos largando o programa. Os valores pagos são muito baixos. Por isso, passamos a trabalhar com hotéis", diz Paulo Piazzon, sócio da companhia.

Na paranaense CasaAlta, que já construiu 43 mil casas para o Minha Casa e tem outras 42 mil contratadas, os atrasos nos pagamentos começaram em novembro.

Hoje, a empresa tem para receber R$ 39 milhões, que deveriam ter sido pagos há cerca de 30 dias. "Estrategicamente, começamos a pensar em outras alternativas. Se não estão podendo pagar o que já está contratado, como vão contratar mais?", indaga o presidente, Juarez Wieck.

O empresário afirma que gostaria de deixar a faixa 1 do programa, na qual estão concentradas 50% de suas obras.

Apenas na faixa 1 são registrados atrasos de pagamento. Enquanto ela é bancada pelo Fundo de Arrendamento Residencial, a 2 e a 3 são pelo FGTS.

Na Bigolin, companhia de Mato Grosso, a perda de receita com o Minha Casa é compensada pelas vendas das lojas de material de construção do grupo.

No auge do programa, em 2012, 50% do faturamento era gerado pela construtora e 50% pelo varejo. Hoje, o comércio avançou para 65%.

"Se pudéssemos, largaríamos [do Minha Casa Minha Vida] agora mesmo, pelo menos da faixa 1, mas temos um compromisso", diz a empresária Lucimar Bigolin.

O Ministério das Cidades, responsável pelo programa, afirma que o cronograma de pagamentos está com o fluxo normal.

*

Transparência de salário ainda é obstáculo para mulheres, diz EY 

 A transparência de salários e a adoção de treinamentos para a diversidade ainda são as ações menos aplicadas em empresas no mundo para promover a equidade de gênero, segundo estudo da EY (antiga Ernst & Young).

As duas iniciativas são citadas por cerca de 10% dos 400 gerentes e diretores entrevistados em companhias de 140 países.

A implantação de regimes de trabalho flexíveis e de cotas para mulheres em cargos de nível sênior são mais comuns, para três em cada dez executivos consultados.

"Os benefícios econômicos associados à presença de mulheres em cargos de liderança vêm levando as empresas a acelerarem o processo de igualdade de gêneros", afirma Tatiana da Ponte, sócia da consultoria no Brasil.

Cerca de 70% dos entrevistados concordam que cadeiras de conselhos e altos cargos ocupados por mulheres melhoram as performances financeiras e de governança e responsabilidade social na companhia, por exemplo.

A fase intermediária da carreira é a que apresenta maiores obstáculos, segundo a EY, pois é quando elas se dedicam mais à família.

*

Troféu pessimista 

 Os empresários brasileiros estão entre os mais pessimistas em uma pesquisa realizada com 36 países, segundo a consultoria Grant Thornton.

O Brasil ficou em 33º lugar, à frente apenas de Armênia, Malásia e Argentina. A Irlanda lidera o ranking.

O nível de otimismo no país ficou em -18% (diferença entre empresas que relataram estar confiantes com a economia, menos as que apontaram um cenário desfavorável para os negócios).

Esse é o pior início de ano do Brasil na história da pesquisa, realizada há 22 anos.

O estudo identifica como os empresários esperam que as finanças de seu país se comportarão durante o ano.

Entre os meses de outubro e dezembro de 2014, a confiança estava em 13%.

"O desempenho do primeiro trimestre não é pontual, mas, sim, reflexo das eleições, dos escândalos de corrupção e da crise energética que afeta o país", afirma Daniel Maranhão, sócio da Grant Thornton Brasil.

O estudo ouviu 10 mil empresas, sendo 300 no Brasil.

*

Teto britânico 

 Quase dois terços dos britânicos (64%) afirmaram em fevereiro acreditar que o preço médio dos imóveis no Reino Unido subirá nos próximos 12 meses, segundo a consultoria Ipsos Mori.

A parcela dos que preveem alta ficou quatro pontos percentuais acima da que foi registrada no mês anterior. Apenas 4% avaliaram que há possibilidade de queda.

Apesar da expectativa de preços mais elevados, também subiu o percentual de britânicos que avaliam o momento como bom para a compra de imóveis.

Do total de consultados para o levantamento, 61% disseram que o cenário é positivo para o negócio (eram 56% em janeiro).

Foram entrevistadas para a pesquisa 967 pessoas.

*

Vida…  A Prudential do Brasil terá três novas agências em São Paulo. Com a expansão, a seguradora terá 28 agências e dois escritórios em São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal.

… e previdência  A empresa tem em carteira 231 mil apólices de seguro de vida.

Sobra…  A siderúrgica ArcelorMittal Brasil terá neste ano 17 novas linhas de pesquisa de aplicações para o aproveitamento de resíduos.

…industrial  Os estudos serão feitos em parceria com universidades federais e com o núcleo de pesquisas da companhia na Europa.

Controle para…  O Sebrae vai firmar uma parceria com o Buscapé (site de comparação de preços) para a criação de uma ferramenta de gestão financeira para pequenos empresários individuais.

…microempreendedor  O objetivo é oferecer aos empresários iniciantes controle de vendas e despesas em novas tecnologias, como smartphones e tablets.

Agribusiness nos EUA  A Amcham (Câmara Americana de Comércio) organizará em maio uma missão aos Estados Unidos, voltada para o agronegócio. Empresários conhecerão casos de sucesso nos Estados de Texas, Iowa e Illinois.

Voo  A Globalis, empresa nacional especializada em viagens corporativas, finalizou a fusão com a agência americana Chanteclair.

com LUCIANA DYNIEWICZ , LEANDRO MARTINS  e ISADORA SPADONI 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RS
ADEMI – BA
ASEOPP
Sinduscon-TO
AELO
Sinduscon-AL
Sinduscon-MG
Sinduscon-AP
Sinduscon-RO
Sinduscon-PA
Sinduscon Sul – MT
Aconvap
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea