Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/03/2015

Construir um ambiente de trabalho seguro é dever de todos

"Cbic"
02/03/2015

Estado de Minas – 01 de fevereira

Construir um ambiente de trabalho seguro é dever de todos

Jorge Luiz Oliveira Almeida

Investir em segurança é um compromisso da indústria da construção. Por isso, entidades e empresas do setor têm intensificado a cada ano os esforços em programas continuados de prevenção de acidentes e esse movimento tem gerado um círculo virtuoso.

Os investimentos das empresas em treinamentos e equipamentos têm como consequência a sensibilização do funcionário, que passa a adotar uma conduta prevencionista dentro do ambiente de trabalho. Os resultados aparecem na maior eficiência e produtividade, mas, sobretudo, na qualidade de vida do funcionário dentro e fora do canteiro de obras.

Hoje, mais que o uso dos equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) têm estimulado a difusão de uma cultura prevencionista em todo o setor da construção.

Na concepção de empreendimentos, na elaboração dos projetos e no planejamento das etapas da obra, os espaços e os procedimentos são estudados de forma a garantir maior segurança a todos os envolvidos no processo construtivo.

Para auxiliar as empresas nas verificações dos procedimentos de segurança, o Seconci-MG desenvolveu o Segcon, importante ferramenta de gestão de riscos, principalmente para as pequenas empresas. O software relaciona os elementos da obra a itens da Norma Regulamentadora 18, além de fornecer referência a normas complementares.

Foi com base nas pontuações no sistema de avaliação do Segcon que o Sinduscon-MG e o Seconci-MG elegeram as vencedoras da 16ª edição do Prêmio de Segurança do Trabalho. O concurso é uma iniciativa que busca reconhecer e dar destaque às empresas que têm implementado boas práticas nos seus ambientes de trabalho.

Nessa última edição, a EP-I3 Rana Empreendimentos Imobiliários Ltda. (Linea Empresarial/Grupo EPO) foi a grande vencedora na categoria Empresa Prevencionista. Já as empresas que alcançaram as cinco melhores médias de pontuação abaixo da vencedora foram premiadas com o Certificado de Empresa Prevencionista. Por ordem alfabética, são elas: Construtora Caparaó S.A.; Direcional Engenharia S.A.; MRV Engenharia e Participações S.A.; Patrimar Engenharia S.A.; e Verssatto Construções Ltda.

Na categoria Empresa Destaque na Área de Vivência, que valoriza a segurança e o conforto para o funcionário no canteiro de obra, o prêmio foi conquistado pela Thuban Empreendimento Imobiliário Ltda. (Grupo Odebrecht).

A 16ª edição do Prêmio de Segurança do Trabalho também buscou valorizar aqueles funcionários que assumiram nova conduta no canteiro de obras, além de sugerir ou implementar procedimentos mais seguros à rotina de trabalho.

Assim, na categoria Operário Destaque na Segurança no Trabalho foram agraciados Felício Ferreira de Oliveira, da Dominus Engenharia Ltda., e José Roberto Pereira de Souza, da EP-I3 Rana Empreendimentos Imobiliários Ltda. (Linea Empresarial/Grupo EPO).

O Prêmio de Segurança do Trabalho é apenas um dos vários projetos que o Sinduscon-MG e o Seconci-MG promovem com o intuito de impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor em Minas Gerais.

Além dos constantes treinamentos, sempre alinhados às normas de segurança vigentes, há também a preocupação com a saúde e o bem-estar de toda a família do trabalhador. Juntamente com suas construtoras associadas, são realizadas sistematicamente palestras abordando alcoolismo, tabagismo, hipertensão, diabetes, câncer de próstata, câncer de mama, entre outros. Ações que rendem frutos para toda a sociedade.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-SP
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-MA
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon – Vale
Ademi – DF
Assilcon
Ademi – MA
Sinduscon-SM
Sinduscon-PE
ASBRACO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea